Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/02/18 às 17h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Vigilância em Saúde em pauta durante conferência nacional no DF

Evento reúne 2 mil participantes de todo o país até 2 de março

BRASÍLIA (28/2/18) – A Vigilância em Saúde será pauta até a próxima sexta-feira (2) no Distrito Federal, durante a 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Cerca de duas mil participantes de todas as unidades da Federação estão reunidos para construir uma Política Nacional de Vigilância em Saúde.

A solenidade de abertura do evento ocorreu na noite dessa terça-feira (27) e contou com a participação do secretário de Saúde do DF, Humberto Fonseca, e de representantes dos conselhos Nacional e Municipal de Secretários de Saúde, Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz, Organização Mundial de Saúde e da sociedade civil.

“Discutir a vigilância é muito importante porque nos permite conhecer vários aspectos relacionados a saúde pública e fazer um bom planejamento voltado para prevenção. Essa discussão é feita no âmbito do controle social. Então, nessa discussão, haverá atores relacionados à gestão, trabalhadores e usuários”, destacou Humberto Fonseca. Para ele, é preciso investir em vigilância em saúde porque, com isso, se reduz agravos e aumenta a saúde geral da população.

Com o tema central Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde Público de Qualidade, o evento traz temas como o fortalecimento do SUS, a democracia, a importância do olhar para o território, as responsabilidades do poder público e o lugar da Vigilância em Saúde no SUS, que serão discutidos por acadêmicos, especialistas, conselheiros de saúde, trabalhadores, usuários e gestores.

A 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS) surgiu a partir dos resultados da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 2015, e em decorrência de diversos debates ocorridos no Conselho Nacional de Saúde em torno de variadas agendas.

Os temas levados à conferência nacional foram selecionados durante as conferências distritais realizadas no ano passado por todo o país. No DF, o encontro ocorreu em novembro do ano passado . Um dos pontos levados pelo DF ao evento dessa semana foi a proposta de integração da atenção primária voltada para vigilância.

Leia mais

DF promove 1ª Conferência Distrital de Vigilância em Saúde  
DF inicia Conferência de Vigilância em Saúde