Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
11/08/15 às 17h18 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Vila Planalto promove eventos de encerramento da Semana Mundial de Amamentação

Programação prevê atividade lúdica com crianças da Creche Pioneira

BRASÍLIA (11/8/15) – A maioria das meninas cresce brincando de boneca e alimentando as “bebês” com a mamadeira. Quando têm filhos de verdade, a missão é oferecer o seio para dar o leite que eles precisam, mas muitas não aprenderam a importância desse ato antes de chegar à maternidade. Pensando nisso, o Centro de Saúde 15, da Vila Planalto, levará uma proposta diferente para a Creche Pioneira, na cidade.

“Pedimos para que as crianças levem suas bonecas e enquanto brincam, a gente vai transmitindo valores de cuidado, amamentação e a importância de dividir as tarefas com a figura masculina”, conta a gerente do centro de Saúde, Sônia Margareth Silveira.

Ela diz, ainda, que será feita uma roda de conversa com os pequenos, onde eles poderão contar suas experiências com a amamentação. A expectativa é que entre 60 e 70 crianças participem das atividades, que acontecerão nesta quarta-feira (12), a partir das 14h30.

ENCERRAMENTO – O evento na creche faz parte da agenda de comemorações da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que no Distrito Federal termina no próximo sábado (15). Além das atividades com as crianças, o Centro de Saúde 15 promoverá uma manhã de celebrações voltada às mamães no último dia da campanha de aleitamento.

“Vamos aproveitar a campanha de vacinação para divulgar a amamentação. Além disso, na semana passada fizemos um ensaio fotográfico com as mães, imprimimos as melhores e vamos entregar a elas neste sábado”, informa Sônia Margareth.

As mulheres que forem ao evento, que começa às 9h, ainda poderão receber cuidados como massagem, limpeza de pele e aprenderão a fazer automaquiagem. “Também ensinaremos a fazer shantala nos bebês”, completa a gerente do Centro de Saúde.