Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/10/15 às 14h37 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Vila Telebrasília recebe mastologistas no Outubro Rosa

COMPARTILHAR

Evento oferece exame clínico das mamas para moradoras

BRASÍLIA (19/10/15) – Moradoras da Vila Telebrasília poderão fazer exame clínico das mamas em ação comemorativa ao Outubro Rosa. O evento será realizado nesta terça-feira (20), das 8h às 12h e das 14h às 18h, e reunirá cinco mastologistas, servidores da regional sul de saúde.

“Após avaliação do perfil da população atendida na regional sul de saúde, escolhemos a região da Vila Telebrasília por ser a mais carente. Nosso objetivo é diagnosticar precocemente os casos de câncer”, relata a Coordenadora da Saúde da Mulher da Regional Sul, Carla Maria Martins da Silva.

Serão oferecidas 150 vagas e as interessadas deverão comparecer à Igreja Presbiteriana na rua 4 da Vila Telebrasília como cartão do SUS e número do SES para a realização do exame. Para a marcação, será necessário retirar senha, uma vez que serão disponibilizadas 150 vagas.

Após a avaliação, se o caso necessitar de mais exames para se chegar ao diagnóstico, a moradora será encaminhada ao Centro de Saúde nº7, localizado na 612 sul. Para as mulheres que precisarem de tratamento para o câncer de mama, o atendimento na rede pública de saúde do DF pode ser feito em todos os hospitais regionais. O acesso será por meio de consultas agendadas pelo ginecologista e mastologista, nos centros de Saúde e clínicas da família.

O tratamento, que pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e hormonioterapia, é realizado no Hospitais de Base e nos regionais da Asa Norte, Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga. Também é oferecido às pacientes a possibilidade de reconstrução imediata da mama, disponibilizando-se cirurgia plástica no Hospital de Base e nos regionais da Asa Norte e Sobradinho.