Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/03/17 às 18h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Voluntários de tecnologia da informação oferecem 109 horas de serviços à secretaria

Ao todo, a Secretaria de Saúde conta 13 profissionais nessa área

BRASÍLIA (28/3/17) – Lançado em fevereiro deste ano, o Programa de Voluntariado Profissional e Social na área de Tecnologia da Informação já tem colhido frutos. Até o momento, a Secretaria de Saúde conta com 13 profissionais atuantes na rede, um total de 109 horas de serviços voluntários prestados.

Thúllio Iago Resende, de 24 anos, está no terceiro semestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e, desde o início deste mês, atua na pasta como voluntário social na construção de um sistema que será implementado para gerenciar o voluntariado.

“Sempre quis fazer trabalho voluntário e, de alguma forma, deixar minha marca no mundo. Quando fiquei sabendo da oportunidade, foi a chance que precisava para iniciar minha primeira experiência na área. Hoje, dedico 20 horas por semana ao serviço que ofereço aqui”, revela o graduando.

Ele conta que atua como analista de requisitos na Coordenação Especial de Tecnologia da Informação (Cetinf) da Secretaria de Saúde, o que consiste em construir o projeto do sistema de voluntariado para posteriormente ser desenvolvido.

“A partir dos resultados que eu alcançar, outros sistemas poderão ser desenvolvidos usando como base a minha criação. É uma forma de contribuir com o próximo e que trará benefícios para a instituição, para outro profissional e também para mim. Agregarei valor e experiência ao meu currículo”.

DIFERENCIAL – A gerente de Sistemas de Informação da Cetinf, Ludimila Lustosa explica que a atuação dos voluntários profissionais e sociais traz à pasta a possibilidade de tornar real a implementação de sistemas que não seriam passíveis de desenvolvimento apenas pela equipe de servidores.

“Eles agregam mais experiência e conhecimento à equipe. É uma motivação ver como todos têm tanto comprometimento com a causa e realmente se empenham em apresentar resultados”, ressalta a gestora.

Ludimila acrescenta que no dia 15 de abril será implementado o sistema de regulação dos leitos da rede. Trata-se de um dos projetos que os voluntários auxiliaram na construção do sistema.

Confira fotos aqui