Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/05/14 às 19h15 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

25 anos do SUS é tema de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde Ampliada

COMPARTILHAR

1.700 pessoas são esperadas para o evento

 

O Distrito Federal recebe a XVIII Plenária Nacional de Conselho de Saúde Ampliada. A estimativa é de que cerca de 1.700 pessoas, entre elas secretários de Saúde e lideranças populares, participem do evento que acontece nos dias 27 e 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil. A programação está voltada ao tema central “25 anos do Sistema único de Saúde (SUS): Avanços e Desafios para o Controle Social”.

O objetivo do evento é debater e reafirmar o Sistema Único de Saúde (SUS) como sistema universal, público e de qualidade. Também serão enfocadas a ampliação da participação popular e a mobilização da sociedade em defesa do SUS.

Para afirmar a participação popular, no primeiro dia da Plenária, haverá uma reunião com as lideranças de movimentos sociais e um ato político em defesa do SUS como sistema público e universal.

Entre alguns pontos a serem discutidos na Plenário, temos: debates sobre saúde, direto e equidade no SUS; utilização do espaço das Conferências de saúde para fortalecimento da participação e do controle social em saúde; criação de uma agenda estruturante para o SUS, tendo como ponto de partida a 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Para participar é preciso fazer o credenciamento no local: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 2, conjunto 63, lote 50.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF.