Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/10/12 às 19h03 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

90% dos atendimentos no PS do HMIB não são de urgência

COMPARTILHAR

Hospital registrou 48.968 consultas até setembro

 

A maioria dos atendimentos registrados no pronto-socorro do Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB) não é de emergência. “Desde a implantação do Acolhimento de Classificação de Risco (ACR), verificamos que 90% dos atendimentos na emergência da pediatria do HMIB tem perfil de atenção primária e não emergencial”, afirma a chefe da Unidade de Pediatria do HMIB, Julister Morais Maia, acrescentando que o programa preconizado pelo Ministério da Saúde é fundamental para identificação dos casos emergenciais.

Referência na assistência materno-infantil, a emergência do HMIB registrou 48.968 atendimentos a crianças na faixa de 0 a 12 anos, de janeiro a setembro deste ano, uma média de 250 consultas por dia. Deste total, 5.199 evoluíram para internação e os demais pacientes poderiam ter procurado atendimento nos centros de saúde. Os casos mais frequentes que chegam à emergência do HMIB estão relacionados às doenças respiratórias, a exemplo das inflamações das vias áreas superiores (como bronquite e pneumonia) e patologias gastrointestinais, como as diarréias virais.

A moradora de São Sebastião, Maria do Carmo M. dos Santos, relata que prefere buscar atendimento diretamente na emergência do hospital. “Quando a minha filha – A.M.S, de 01 ano e 08 meses – adoece, vou ao hospital ou à UPA do Paranoá”, afirma.

Já Leila Daiane dos Santos, que mora no Guará I e está acompanhando a filha de 08 meses na internação da pediatria do hospital, relata a predileção pelo atendimento do HMIB. “Ganhei a minha filha aqui e tenho muita confiança nos profissionais do hospital. Fui ao posto de saúde mais próximo da minha casa, mas gosto mesmo é de vir para o HMIB. Na minha avaliação, a nota para o hospital é dez, destaca.”

No ambulatório do HMIB, foram registrados 862 atendimentos, de janeiro a agosto deste ano, divididos entre as consultas agendadas nos centros de saúde pelo Sistema de Regulação/SISREG/SES-DF, nas especialidades de cardiologia, dermatologia, reprodução humana, entre outras. Também estão incluídos neste número os atendimentos marcados diretamente no HMIB, como infectologia, neonatologia, nutrição para gestante de alto-risco e pediatria, além de exames (biópsia de colo e vulva, estudo urodinâmico, ecografias, etc.).

Serviço:

Emergência/Pediatria/HMIB: 3445 7686

Ambulatório/HMIB: 3445 7640

Claudete Nascimento – Ascom/HMIB