Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/01/14 às 10h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Ação contra dengue chega ao Hospital de Ceilândia

COMPARTILHAR

Objetivo é prevenir casos da doença e mobilizar a sociedade

Os profissionais do Centro de Saúde Nº 3 promoveram, nessa quinta-feira (30), uma Ação contra Dengue nas emergências infantil e adulto do Hospital Regional de Ceilândia (HRC). A ação que tem como tema: “Todos Juntos contra Dengue”, conta com a parceria da Escola Técnica em Enfermagem (LS) e profissionais de saúde e estudantes da região administrativa, que realizam apresentações de teatro de bonecos (fantoche) e musical.

O objetivo é prevenir os casos de dengue, bem como mobilizar a sociedade a participar das campanhas no intuito de fazer educação em saúde, esclarece o chefe de Enfermagem do CSC 3, Leomar Lopes Santos.

Leomar Santos explica que se alguma pessoa suspeitar que esteja com dengue, deve procurar o centro de saúde mais próximo de sua casa e fazer o teste rápido, que é realizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica. “O resultado do exame fica pronto em 30 minutos. Em caso positivo, o paciente é encaminhado ao clinico para início de tratamento”, disse.

O professor e enfermeiro Elias Rocha de Azevedo Filho destaca a importância da educação em saúde. “É um trabalho itinerante que envolve situações do meio ambiente, de como evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue”.

A moradora de Ceilândia e dona de casa Maria da Penha estava no pronto-socorro da Pediatria com seu filho de nove meses, Yuri Vinicius, por problemas alérgicos. Ela destacou a iniciativa dos profissionais da saúde de levar a mensagem a todos os segmentos da sociedade como forma de alerta.

”Estou fazendo minha parte. A semana, que passou, ocorreu um caso de descuido. Uma senhora idosa estava com as calhas cheias de lixo e a caixa d’água sem tampa. Os vizinhos se reuniram e compraram uma tampa para caixa e limpamos o seu quintal”, relatou Maria da Penha.

Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226