Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/11/19 às 14h32 - Atualizado em 12/11/19 às 14h38

Ação itinerante do Novembro Azul atendeu 400 homens em dois dias

COMPARTILHAR

Serviços foram oferecidos na Feira do Guará e no Setor de Oficinas da cidade

 

O Setor de Oficinas do Guará recebeu, nesta terça-feira (12), uma tenda de atendimento e atenção à saúde do homem. A ação, na Região de Saúde Centro-Sul, faz parte das atividades de conscientização sobre o Novembro Azul, mês destinado à prevenção e ao tratamento do câncer de próstata.

 

“A proposta do Novembro Azul itinerante é ação ampliada de conscientização direta e atendimento na comunidade. Visa a promover saúde do homem no seu local de trabalho: oficinas e feiras das regiões administrativas. Além da prevenção do câncer de próstata, há também rastreamento para doenças crônicas como diabetes e hipertensão, além de doenças transmissíveis, como HIV e sífilis”, destaca a superintendente da Região de Saúde Centro-Sul, Moema Campos.

 

Nas primeiras horas, 150 homens já haviam sido atendidos. Para o funcionário de uma das oficinas, Jaime dos Santos, a Saúde indo até o local de trabalho dele facilita o acesso. “Tenho 52 anos e nunca fiz exame de próstata. Hoje, aproveitei e fiz testes de HIV, hepatite, PSA, glicemia e pressão”, comemora.

 

De acordo com o gerente da Unidade Básica de Saúde 2 do Guará II, Paulo Azevedo, responsável local pela ação, além da coleta dos exames, a atividade mostra aos homens a importância de fazer este acompanhamento e os preventivos. “Por isso, escolhemos locais onde têm maior circulação de homens, para alcançarmos o maior número de pessoas”, frisa ele, destacando que, na próxima terça-feira (19), o atendimento será feito no Riacho Fundo I.

 

O pintor de automóveis Elielton Teixeira, 49 anos, tentou fazer os exames preventivos em outras oportunidades, mas nunca tinha conseguido, principalmente pela falta de tempo. “Com eles aqui, a gente perde umas horinhas de trabalho, mas vale a pena, porque é atendido rapidinho”.

 

ITINERANTE – Além das atividades de hoje (12), a Saúde fez ações de prevenção na última terça-feira (5), na Feira do Guará. Nos dois dias, foram atendidos 400 homens, realizados 575 testes rápidos e 196 coletas de PSA – um dos exames para detecção de câncer de próstata.

 

Houve, ainda, verificação de pressão arterial em 282 pessoas e feita verificação de glicemia em 282 homens. Foram entregues 160 kits odontológicos e feitos 50 cortes de cabelo.

 

“No primeiro dia, foi detectado um caso positivo de hepatite C e 10% tinham hipoglicemia ou hipertensão. Os exames de PSA levam cinco dias para sair o resultado e o paciente deve ir buscar na unidade. Mas, caso não apareçam, a gente faz busca ativa”, explica Azevedo.

 

Na próxima terça-feira (19), a tenda será montada no Setor de Oficinas do Riacho Fundo I. O horário de atendimento será das 7h30 às 11 horas. Haverá consultas médicas, palestras, aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos de hepatite e HIV, além de exames de sangue para detectar precocemente câncer de próstata.

 

Alline Martins e Leandro Cipriano, da Agência Saúde