Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/09/16 às 18h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Adolescentro comemora 18 anos com semana de atividades

COMPARTILHAR

Evento se encerrará com festa comemorativa na sexta-feira (23)

BRASÍLIA (16/9/16) – Reconhecida como unidade especializada em atendimento à população adolescente, o Centro de Referência, Pesquisa, Capacitação e Atenção ao Adolescente em Família (Adolescentro) comemora o seu 18º aniversário com atividades que começam na próxima segunda (19) e se encerram na sexta-feira (23) com festa entre servidores e pacientes.

A primeira atividade será o simpósio “Violência sexual na adolescência”, sediado no Hospital Materno Infantil de Brasília (HMIB). Profissionais da educação, saúde, serviço social e justiça debaterão o assunto para fortalecer a atuação relacionada a esse tipo de violência. Também será apresentado o Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência (Nupav).

O evento, que vai se estender durante todo o dia, também tratará de assuntos como: O papel da ginecologia na proteção de adolescentes com vivência de violência sexual; A participação das mães e pais, ou responsáveis, na proteção dos filhos vítimas de violência sexual; Sensibilização sobre violência sexual em nossa cultura; e Lei Maria da Penha, aplicada a crianças e adolescentes.

Na quarta-feira (21) e quinta-feira (22), a Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) sediará, no grande auditório, o II Seminário: Saúde mental da adolescência. O objetivo é instrumentalizar os profissionais para manejar questões relacionada ao desenvolvimento biopsicossocial do público jovem.

Entre os temas abordados estão: A importância da atenção a questões de sexualidade e gênero na adolescência; Neurociência da impulsividade na adolescência, Transtorno Opositor Desafiador e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Também serão pautas de debate: Transtorno de aprendizagem, Facilitação diálogo e promoção da inclusão protagonista de jovens, e Transtornos de conduta e de humor: o que os diferencia?

O público também poderá assistir a esquetes teatral Amor e Preconceito, protagonizada pelo Grupo de Teatro para Adolescentes do Instituto de Arte e Desenvolvimento Humano.

Nas duas atividades, Simpósio e Seminário, os participantes receberão certificado, é preciso se inscrever. Para saber Para saber a Programação e fazer a inscrição clique aqui 

O encerramento será realizado no Adolescentro, com atividades em oficinas temáticas, rodas de conversa, brincadeiras, danças e lanche. Confira abaixo a programação completa.