Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/15 às 14h55 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Adolescentro oferece aula de Hatha Yoga à comunidade

COMPARTILHAR

Prática promove aumento da vitalidade e redução de quadros de ansiedade

BRASÍLIA (20/8/15) – Todas as quartas e sextas-feiras o Adolescentro, localizado na 605 sul, oferece à população aulas gratuitas de Hatha Yoga com o objetivo de apoiar as práticas integrativas em saúde promovendo prevenção, promoção e reabilitação.

As aulas são abertas ao público geral. As atividades foram divididas em dois grupos: um para os adolescentes, no horário de 15h30 às 16h30, e outro para os adultos, com aula das 17 às 18 horas, ambos nas quartas e sextas-feiras.

O encontro de adolescentes possui metodologia apropriada e posturas adequadas para idade. A instrutora Cecília Vianna, servidora da Secretaria de Saúde e instrutora de Hatha Yoga, foi preparada durante um ano para tornar-se apta a dar as aulas e atualiza-se constantemente junto à Coordenação Central de Hatha Yoga da Gerência de Práticas Integrativas em Saúde/GERPIS. Segundo a servidora, as contraindicações do Hatha Yoga serão avaliadas no momento do ingresso de cada participante à prática através de anamnese regulamentada no SUS-DF.

“Yoga significa união e tem como principal objetivo a integração das várias dimensões humanas – corpo físico, vital, emocional, mental e espiritual – por meio de práticas de reeducação mental que envolvem a execução de posturas psicofísicas, técnicas de respiração, meditativas e de relaxamento”, relata Cecília.

Os benefícios são inúmeros, explica a instrutora. A respiração diafragmática e ritmada influencia o sistema nervoso e as emoções impactando positivamente o aumento da vitalidade e da sensação de tranquilidade, reduzindo os quadros de ansiedade.

Alguns pontos devem ser observados quando for iniciada a prática. Recomenda-se o uso de roupas claras e confortáveis que não prendam os seus movimentos. Contudo, deve-se evitar as blusas muito folgadas para facilitar a observação da respiração pelo instrutor. Além disso, a ingestão de alimentos sólidos deve ocorrer duas horas antes da aula e, de líquidos, com uma hora de antecedência.

A servidora do Adolescentro, Bibiana Coelho Monteiro, frequenta as aulas desde o primeiro dia e já consegue perceber as mudanças após a prática da Hatha Yoga. “Nunca tinha tido contato com o Yoga e estou adorando. Principalmente na sexta-feira é muito bom porque já vou para casa bem relaxada, mas é importante persistir porque com a frequência mais resultados aparecerão.”

Em 13 de maio de 2011, através da Portaria nº65 de 10 de maio de 2011/DODF, instituiu-se a Coordenação de Hatha Yoga junto à Gerência de Práticas Integrativas em Saúde/GERPIS, institucionalizando a prática no âmbito do SUS-DF. No entanto, a Hatha Yoga já é oferecida desde outubro de 2001 como proposta efetiva de inclusão social nas atividades do Serviço Social do Centro de Saúde de Brasília nº15.

Saiba mais:
Coordenação Central de Hatha Yoga/SES-DF: yoga.ses.gdf@gmail.com