Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/17 às 19h36 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Agricultores farão exames para identificar intoxicação

COMPARTILHAR

Ação será realizada nesta quarta-feira (10) em Planaltina

BRASÍLIA (9/5/17) – Os agricultores do Núcleo Rural Morumbi de Planaltina receberão a visita de profissionais de saúde, a partir das 8h desta quarta-feira (10), para fornecer orientações e realizar exames médicos, entre eles, coleta de sangue para verificação de intoxicação exógena causada pela exposição aos agrotóxicos. Essa será a primeira ação voltada para o público em 2017 e beneficiará 70 trabalhadores.

“Realizamos o trabalho com agricultores com todos os núcleos rurais desde 2016. A importância maior dessas ações é fazer com que os trabalhadores tenham consciência dos hábitos no trabalho que podem prejudicar à saúde e passem a adotar novas alternativas”, disse a enfermeira do trabalho, Joseane Prestes de Souza.

No evento, haverá orientação sobre a relação saúde e uso de agrotóxicos, cultivo de orgânicos, riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes durante o trabalho. Outros exames são hemograma, lipidograma, entre outros das funções hepática e renal.

O evento é organizado pelo Programa de Vigilância em Saúde do Trabalhador exposto à Intoxicação Exógena (VigiToxE), do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater).

A ação é articulada intersetorialmente e também conta com o auxílio do Laboratório Central e Regional e as equipes de Saúde da Família, referência para o atendimento do trabalhador enquanto morador do território.

A próxima ação será promovida em 26 de maio, a partir das 8h, no Núcleo Rural Maranata, em Brazlândia.

SERVIÇO
Ação de Saúde para Agricultores de Planaltina
Local: Núcleo Rural Morumbi
Horário: A partir de 8h