Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/11/12 às 18h01 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Alimentação saudável é a fonte de boa amamentação

COMPARTILHAR

Dieta balanceada deve incluir todos os grupos de alimentos

Manter uma alimentação saudável, no pré-natal, durante a gestação e após o nascimento da criança é um dos fatores fundamentais para o sucesso da boa amamentação. A dieta adequada para a mãe nutriz (mulher em fase de amamentação) é a balanceada, e deve conter todos os grupos de alimentos, é o que defende a chefe do Núcleo de Nutrição do Hospital Materno Infantil de Brasília/HMIB, Ioná Irber.

“Os cuidados com a alimentação devem ser uma constante em todas as fases da vida da mulher, especialmente quando está amamentando. Neste período, ela precisa consumir em média 500 calorias a mais, de forma fracionada, para a produção de leite materno, incluindo a ingestão de dois a três litros de água, por dia.”, afirma a nutricionista.

Dentro dos parâmetros nutricionais do leite materno, estão presentes entre 55 a 60% de carboidrato, 15 a 20% de proteína e 20 a 25% de lipídio, variações nutricionais que ocorrem conforme a alimentação ingerida. Desta forma, é recomendável que a mulher que está amamentando coma frutas, verduras, carboidratos entre outros. Não é recomendado o consumo de bebidas alcoólicas e com composição de cafeína, excesso de frituras e de produtos industrializados.

Para a paciente Amanda Teixeira Dias, 23 anos, mãe do Davi, que nasceu há cinco dias e está internado na Unidade de Terapia Intensiva da Neonatologia do HMIB, o hábito da boa alimentação têm ajudado na amamentação dos dois filhos. “Desde o nascimento do meu primeiro filho, tenho cuidado muito da minha alimentação, como frutas e legumes, o que tem me auxiliado na amamentação do meu pequeno Davi. Todo dia eu tiro em média 30 ml de leite, a cada três horas. Logo, logo o meu filho vai ficar fortinho e receber alta, destaca a mãe.”

O leite maduro tem características próprias com diferentes concentrações de nutrientes em uma mesma mamada. O leite dos primeiros dias de amamentação é rico em proteína, lactose, vitaminas, minerais e água e o leite do fim contém mais gordura.

De acordo com a chefe do Banco de Leite Humano/BLH/HMIB, Patrícia Schimin, é importante que a mulher primeiro esvazie uma mama e depois ofereça a outra, conforme a vontade do bebê. “Recomendamos que a amamentação seja de livre demanda e a mãe ofereça o peito quando a criança quiser. O tempo de cada mamada poderá variar entre 20 a 40 minutos.”

Atualmente, o BLH/HMIB, atende cerca de 70 mulheres internadas diariamente, divididas entre alojamento conjunto, policlínica, Unidade Terapia Intensiva da Neonatologia e Cirurgia Pediátrica. Quem quiser doar leite humano para os bebês internados, poderá entrar em contato com o Banco de Leite por meio do telefone: 3445 7514.                       

Claudete Nascimento