Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/17 às 17h59 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Área rural do Paranoá recebe ação de saúde

COMPARTILHAR

Atividade promoveu vacinação e orientações de saúde bucal

BRASÍLIA (27/4/16) – O Posto de Saúde do Cariru, área rural do Paranoá, promoveu, nesta quinta-feira (27), uma ação preventiva e de educação na comunidade Quebrada dos Guimarães. O evento, realizado em parceria com a associação de moradores do local, é uma das atividades realizadas pelas unidades de saúde da região durante todo o ano.

Na ocasião, a população recebeu vacinação, principalmente contra a Influenza; participou do Programa Vigipele, feito em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que avalia a pele do trabalhador rural; além de orientações de saúde bucal, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal para as crianças.

Segundo o presidente da associação de moradores, Eldinei da Silva, a parceria estabelecida entre a comunidade e as unidades de saúde rurais é bem-vinda, porque possibilita aos usuários o acesso aos serviços de saúde.

Para a enfermeira Izamar de Oliveira, coordenadora da equipe de Estratégia de Saúde da Família do posto, “a proximidade construída entre a comunidade e os profissionais da unidade permite o tratamento adequado dos moradores da Quebrada dos Guimarães, pois muitos não comparecem ao posto por limitações de transporte”.

A gerente da unidade, Jaqueline Nicácio, ressalta que ações como essa comprovam o objetivo do Sistema Único de Saúde (SUS), que é levar o acesso à saúde a quem mais precisa. “Neste caso, somos o único acesso possível aos serviços da rede pública a esses moradores”, acrescenta a gestora.