Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/12 às 21h16 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Atenção domiciliar é sucesso em Brazlândia

COMPARTILHAR

 

O Programa de Atenção Domiciliar de Brazlândia já fez 5.912 procedimentos em um ano de existência. O Programa, desenvolvido pelo Núcleo Regional de Atenção Domiciliar (NRDA), tem o objetivo de reorganizar o atendimento hospitalar, gerando a redução do período de internação dos pacientes.

O núcleo é formado por uma equipe multiprofissional específica, que presta assistência domiciliar a pessoas com quadros clínicos crônicos e agravados, porém estáveis, que exijam cuidados que superam aqueles que possam ser oferecidos pela atenção primária. A equipe é formada por uma nutricionista e dois médicos cedidos, uma enfermeira, dois técnicos em enfermagem, um agente administrativo e uma assistente social lotados na Regional de Brazlândia.

Foram feitas 1.478 visitas domiciliares e 874 procedimentos ambulatórias, e 10 reunião com os cuidadores, desde o início da prestação do serviço, em agosto de 2011. O objetivo é humanizar o atendimento e o cuidado ao paciente, promover a disponibilização de leitos hospitalares e, consequentemente, diminuir os custos de assistência.

Para participar do programa, o paciente tem que possuir um responsável que exerça a função de cuidador, deve ter um médico que se responsabilize pela sua indicação, apresentar condições seguras de acesso ao domicílio do paciente. Manter contextos familiar, domiciliar, comunitário, ambientais adequados e condições mínimas de higiene e espaço.

O núcleo também oferece serviços de oxigênio-terapia em casa, realizado com pacientes que sofrem de insuficiência respiratória crônica. A utilização do oxigênio em casa visa desafogar leitos hospitalares e promover a integração familiar do paciente. Para os interessados em adquirir os serviços, basta procurar o NRAD no Hospital Regional de Brazlândia, ou pelo telefone 3479-4902.

Raquel Teixeira