Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
14/02/14 às 10h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Atenção Primária de Samambaia seleciona idosos para programa de alfabetização

COMPARTILHAR

Ajuda na leitura das receitas e no uso correto da medicação prescrita

Os idosos que frequentam os centros de saúde, clínicas da família e as unidades básicas de saúde (UBS) de Samambaia, que não puderam ser alfabetizados ao longo da vida terão a oportunidade de ingressar em turmas para alfabetização a partir de março. A iniciativa, que faz parte do Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação, é uma parceria da Secretaria Especial do Idoso com a Secretaria de Educação do DF, com o apoio da Secretaria de Saúde.

“Essa é uma oportunidade do idoso que frequenta nossas unidades ser alfabetizado. Assim, ele mesmo poderá ler suas receitas médicas e fazer o seu tratamento de saúde, ou seja, cuidar da sua própria saúde. Isso é inclusão social”, define a coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde do Idoso de Samambaia, Ana Paula Delgado.

“Uma iniciativa muito importante. Significa agregação de valor tanto para os idosos como também para nós, enquanto Regional, poder apoiar essa ação”, destaca o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

Para a diretora Regional de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, essa é uma medida muito importante que ajudará, por exemplo, na leitura das receitas e no uso correto da medicação prescrita. “Temos muitos idosos em condições crônicas e saber ler e identificar as recomendações da receita ajudará no controle da sua patologia”, enfatiza.

As unidades de Samambaia estão apoiando a ação, identificando e selecionando os idosos que desejam participar do programa. O curso terá a duração de seis meses e as unidades poderão ter mais de uma turma, sendo de sete a 14 idosos por turma.

Os pacientes idosos de Samambaia que desejam participar podem procurar os centros de saúde, clínicas da família e unidades básicas de saúde (UBS) mais próximas de sua residência ou também as equipes de Estratégia Saúde da Família da sua quadra.

De acordo com a Coordenação do Núcleo da Saúde do Idoso da SES, todas as demais unidades básicas de saúde da rede também estão apoiando o programa.

A edição 2014 do Programa Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação é voltada para jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos não alfabetizados, com o intuito de universalizar o ensino fundamental no Brasil.

Saiba qual a unidade básica de Samambaia mais próxima da sua casa:

– Centro de Saúde nº 1: Quadra 408 Área Especial;
– Centro de Saúde nº 2: Quadra 611 Área Especial
– Centro de Saúde nº 3: QN 429 Conj. F Lote 1 – (Expansão da Samambaia);
– Centro de Saúde nº 4: QN 512 Conj. 2, Setor Sul;
– Clínica da Família 01: QN 523, Área Especial 01;
– Clínica da Família 02: QS 122, Conjunto 06, Lote 01;
– Clínica da Família 03: QS 314, Conjunto 05, Lote 01;
– Clínica da Família 04: QS 302, Conjunto 05, Lote 01;
– UBS 317: QN 317, Conjunto 01, Lote 01 – Área Especial;
– UBS 501: QR 501, Conjunto 07, Lote 02.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226