Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/07/13 às 18h24 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Automassagem para moradores de Santa Maria

COMPARTILHAR

Atividade semanal, no centro de saúde nº 2


O centro de saúde nº 2 de Santa Maria, na entre-quadra 217/317, comemora os resultados obtidos pelo grupo de automassagem, que há sete anos trabalha com  75 usuários da cidade e realiza reuniões as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30.

Quem quiser participar pode ir ao centro de saúde e procurar o Programa Comunitário de Agentes de Saúde, que conta com três profissionais da área.

Segundo Marcos Antônio da Silva, especialista em Lian Gong – massagem desenvolvida na China, que previne a maioria dos problemas decorrentes de má postura ou de movimentos agressivos ao corpo humano – um ponto importante para os participantes é o convívio social do grupo. “Além desse convívio existem os benefícios tanto físicos quanto emocionais aos praticantes. Melhora a circulação sanguínea, diminui as dores musculares e alivia as tensões causadas por problemas diários”, destaca.

A moradora de Santa Maria, Domingas Pereira, que já participa do grupo há um ano, conta “que antes tinha problemas de insônia, mas depois que começou a fazer a automassagem passou a dormir melhor e esta conseguindo controlar o diabetes”.

A equipe é formada pelos agentes de saúde Marcos Antônio da Silva, Juliana Ferreira, Aparecida Martins da Rocha, Rosangela Pereira e Everson Pereira. Os profissionais fizeram curso de automassagem na Gerência de Práticas Integradas a Saúde (GERPIS) e uma vez por mês tem um encontro para aprender novas técnicas.

Larissa Gomes/José Ribamar