Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/14 às 17h00 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde investe em reforma no Banco de Leite de Planaltina

COMPARTILHAR

Objetivo é revitalizando a estrutura

O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Planaltina (HRPl) passa por reformas de melhoria e ampliação do serviço à população. A obra faz parte do cronograma da Secretaria de Saúde do DF e a expectativa é que em três meses seja concluída. Durante este período a pasteurização do leite estará sendo feita no Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Saúde, ao lado do HRPL. Em 2013, a unidade recebeu cerca de 500 doadoras.

Entre as melhorias estão à recuperação das redes de esgoto, elétrica e hidráulica, a troca do piso, adequação física dos consultórios e do espaço destinado ao processamento e pasteurização do leite.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde de Planaltina, Mônica Rocha Rodrigues, a estrutura física não era adequada, pois o espaço destinado ao atendimento era oriundo do prédio antigo, de 1976.

“O banco de leite conta com uma equipe comprometida e que foi premiada pelo trabalho que desempenha. Agora estamos revitalizando a estrutura visando beneficiar os servidores a as pacientes”, afirma.

O BLH de Planaltina recebeu em 2013 o prêmio de certificação Padrão Ouro, pelo desempenho e produção da unidade. A certificação visa estimular as mães a realizar o aleitamento materno, sobre a pasteurização adequada do leite e a distribuição do leite coletado.

Bancos de Leite no DF

Atualmente, o DF conta com 10 BLH e dois postos de coleta, o que representa cobertura de 100% das maternidades da rede pública. Hospitais Regionais: Taguatinga, Sobradinho, Ceilândia, Gama, Brazlândia, Planaltina, Paranoá, Santa Maria, Asa Sul e Asa Norte, além de duas unidades de coleta no Hospital Regional de Samambaia e em uma clínica em São Sebastião.

As mães que estão amamentando e com excesso de leite podem procurar os Bancos de Leite Humano ou ligar para o Disque-Saúde, telefone 160 opção 4, para que uma equipe do Corpo de Bombeiros recolha o leite na residência. Segundo a coordenadora, toda mulher saudável que goza de boa saúde e esteja em processo de amamentação pode doar leite.

Por Tatiane Gomes, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...