Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/12/14 às 10h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Banco de leite de Planaltina será reinaugurado nesta sexta-feira

COMPARTILHAR

Serviço teve ampliação e adequação da área física

BRASÍLIA (19/12/14) – O Banco de Leite de Planaltina será reinaugurado, nesta sexta-feira (19), após passar por ampliação de área física e adequação do local à legislação de vigilância sanitária vigente.

Completando 30 anos de funcionamento hoje, o banco funcionou, nos últimos meses, na maternidade do Hospital Regional de Planaltina (HRPL). Agora poderá voltar à avenida WL4, setor hospitalar 00, onde será realizado tanto o processamento quanto o atendimento.

De acordo com a coordenadora dos Bancos de Leite do DF, Miriam Santos, o banco de Planaltina atende em média 20 mães por dia. “Agora terá maior capacidade de dar esse leite humano aos bebês que precisam”, comemorou.

O banco conta com 11 funcionários, sendo um pediatra, uma enfermeira, uma nutricionista e os demais componentes da equipe técnica. Para atendimento externo, o banco funciona das 8h às 18h. Internamente, o banco funciona de 7h às 19h. Este ano, já foram atendidas 1.834 crianças com leite humano.

BANCOS DE LEITE – A doação de leite materno no DF é referência nacional e os Bancos de Leite da Rede de Saúde já ganharam diversos prêmios de excelência durante o ano de 2014. O último foi o “Credenciamento Ouro” da Rede Iberoamericana de Leite Humano, recebido no último dia 11 de novembro.

O leite materno é fundamental para o desenvolvimento do recém-nascido. Para doar, é preciso ligar no número 160, selecionar a opção 4 (Central de Doação) e se cadastrar como doadora. O Corpo de Bombeiros do DF é responsável pela coleta domiciliar do leite e visitará a residência no dia cadastrado.