Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/13 às 13h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h09

Banco de Leite do HRC ganha prêmio “Banco Padrão Ouro”

COMPARTILHAR

A unidade é uma das sete da rede agraciada com a titulação internacional

Em agosto desde ano, a Secretaria de Saúde (SES/DF) entregou a reforma do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) atingindo, a marca de 70% de suas unidades adequadas à legislação vigente. Os R$ 500 mil investidos na obra de 250 metros quadrados colocou a unidade no patamar de umas das melhores unidades do país.

Antes da reforma, o BLH do HRC fazia o atendimento na sala de curativo da maternidade. Com a mudança da Anatomia Patológica para outro local, o BLH recebeu as novas instalações com novos equipamentos, mas a mesma disposição para o trabalho. “Mesmo com um espaço pequeno nunca deixamos de fazer o melhor atendimento”, disse a chefe do BLH, Derlucy Gomes.

Segundo a coordenadora de Aleitamento Materno e BLH da SES/DF, Miriam Santos, o Distrito Federal faz parte da Rede Brasileira/Fiocruz de BLH que é referência mundial. A rede de BLH da SES/DF, devido ao apoio da gestão, do Corpo de Bombeiros Militar do DF é responsável por 100% da coleta domiciliar e é exemplo para todo o país e para mundo. Um reconhecimento pela excelência de atendimento das 10.538 crianças beneficiadas com os 15.747 litros de leite humano, em toda rede pública do DF, só neste ano de 2013. “Brasília é a única cidade que está mais próxima da auto-suficiência de leite humano no mundo”, revelou Miriam.

No total existem no Distrito Federal 15 BLH, sendo 10 SES/DF, dois Federais (HUB e HFA), três da rede privada, mais dois Postos de Coleta (PCLH) na SES/DF e outro na rede privada. Todos BLH da Secretaria foram credenciados pela Rede Iberoamericana BLH , sendo sete padrão ouro e três padrão bronze. Os BLH de Brazlândia, Planaltina e Asa Norte aguardam a reforma para 2014.

Fica fácil entender porque os BLH do DF são referências mundiais. As 141.386 mulheres que foram atendidas com o apoio a amamentação, puderam contar com nutricionistas e enfermeiros em todas as unidades. Os mais de 15 mil litros de leite passaram por um rigoroso controle de qualidade para atender as crianças internadas nas Unidades Neonatais.

Serviço:

As mães que necessitam de apoio na amamentação podem procurar os ambulatórios dos BLH e PCLH da rede SESDF para que sejam acolhidas e apoiadas.

Por Luana Lemes, da Agência Saúde DF

Atendimento à Imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...