Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/09/17 às 17h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Base presta homenagem post mortem a servidora

COMPARTILHAR

Cinzas de hematologista foram colocadas no jardim do hospital 

BRASÍLIA (6/9/17) – Falecida em 31 de agosto, aos 88 anos, a hematologista Maria Nazareth Petrucelli recebeu, nesta quarta-feira (6), homenagem por sua contribuição na área de hematologia e hemoterapia durante a atuação como servidora na Secretaria de Saúde. Após a celebração da missa de sétimo dia por seu falecimento, o jardim do Hospital de Base do Distrito Federal recebeu as cinzas da médica, plantadas juntamente com uma muda de ipê amarelo.

Durante a celebração religiosa, a presidente do Hemocentro de Brasília, Míriam Scaggion, fez a leitura de uma carta escrita pela médica Lise Mary Alves de Lima. No texto, ela narra parte da história da amiga dra.Petrucelli e destaca sua religiosidade e solidariedade com os menos favorecidos, entre outras coisas.

Nascida em seis de junho de 1929, em Belém (PA), a profissional iniciou sua atuação na Secretaria de Saúde em 20 de outubro de 1970 e se aposentou em agosto de 1999. Após a aposentadoria, Maria exerceu cargo de chefia de 2000 a 2005. Ela era reconhecida internacionalmente pelos trabalhos desenvolvidos na área de Hematologia e Hemoterapia.

A médica chefiou a Unidade de Hematologia do Base, auxiliou a instalação do laboratório de Imunologia de Transplantes, além de ser professora do Curso de Residência Médica no mesmo hospital. A médica também foi uma das criadoras do hospital do Instituto de Previdência dos Servidores Federais, atual HUB; presidiu a Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, em 1977, e era membro vitalício do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia.

Participaram da homenagem o secretário adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde e diretor-geral do Base, Ismael Alexandrino Júnior; o diretor de Atenção à Saúde do Base, Rodrigo Caselli; a superintendente da região de Saúde Norte, Ana Patrícia de Paula; a presidente do Hemocentro, Míriam Scaggion, além do presidente do Conselho de Saúde, Helvécio Ferreira, entre outras autoridades.

Confira as fotos.