Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/11/17 às 12h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Biomédicos homenageiam secretário por reconhecimento da profissão

COMPARTILHAR

Humberto Fonseca nomeou os primeiros profissionais da especialidade da Saúde

BRASÍLIA (21/11/2017) – O secretário de Saúde, Humberto Fonseca, participou na noite desta segunda-feira (20) do II Encontro dos Biomédicos e Estudantes de Biomedicina do Distrito Federal, celebrado no auditório da Câmara Legislativa em homenagem ao Dia do Biomédico. No evento, o secretário, políticos e demais profissionais da área foram homenageados pelo reconhecimento que deram à categoria e por atuarem na concretização da atividade na saúde pública do DF.

Humberto Fonseca foi o responsável por nomear os primeiros biomédicos para a Secretaria de Saúde. Atualmente, há 12 profissionais dessa área atuando na pasta, sendo que mais 12 tomarão posse nesta quarta-feira (22).

Segundo o secretário, a Biomedicina cresceu nos últimos anos devido à sua versatilidade e interdisciplinaridade, já que os biomédicos atuam em diversos campos da saúde. Dessa forma, podem integrar várias equipes e preencher diversos espaços onde há necessidade. “Acredito que é uma categoria que está se fortalecendo, e é uma honra para mim ser parte dessa história de sucesso do fortalecimento da Biomedicina no Distrito Federal”, afirmou.

Também foram homenageados a presidente do Sindicato dos Biomédicos do Distrito Federal (Sind-Biomédicos/DF), Vera Lúcia Rodrigues; a vice-presidente do Sind-Biomédicos/DF, Maria do Socorro Veras; o deputado distrital Claudio Abrantes; o conselheiro do Tribunal de Contas do DF e ex-deputado distrital, Márcio Michel; a presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, Jeovânia Rodrigues; e a conselheira de Saúde do DF, Danielle Cavalcante, chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Saúde.

DIA DO BIOMÉDICO – O dia 20 de novembro é dedicado aos biomédicos porque foi nesta data que o Supremo Tribunal Federal (STF) regulamentou a profissão, com o Projeto de Lei nº 6684 de 8 de setembro de 1979, apresentado pelo deputado federal e biomédico Lobbe Neto.

O campo de atuação desse profissional abrange a Anatomia, Biologia, Ecologia, Genética, Patologia, Imunológica, Psicobiologia, entre outros. O trabalho está sempre focado no estudo e pesquisa de melhorias e contribuições que possam ser dadas pela área da saúde em cada campo.