Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/13 às 17h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Capacitação em Diabetes para profissionais da Atenção Primária

COMPARTILHAR

A Secretaria de Saúde, com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, realiza até setembro, o programa de capacitação em diabetes para profissionais da atenção primária, que reúne médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas.

A capacitação, que começou em março, já treinou 220 profissionais nas regionais de Sobradinho, Planaltina e Gama. A próxima turma está marcada para os dias 23 e 24 de maio, no auditório da Fepecs (Campus Samambaia) com a participação de servidores das regionais de saúde de Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas.

A carga horária total é de 20 horas, sendo oito horas na modalidade presencial e 12 horas na modalidade à distância. Os temas abordados são rastreamento e diagnóstico, metas terapêuticas e monitorização, protocolos institucionais, linhas de cuidados e tratamento. O foco da capacitação é a melhor atuação da equipe de saúde para o desenvolvimento de atividades de prevenção primária, secundária e terciária do diabetes, o estimulo ao alcance das metas do bom controle glicêmico e metabólico e o diagnóstico precoce que possibilita a redução das complicações crônicas relacionadas à doença. Outra meta é a redução da sobrecarga de pacientes encaminhados à atenção especializada.

Para junho estão programadas capacitações em São Sebastião e no Paranoá; em julho na Asa Norte e Asa Sul, Varjão, Cruzeiro, Lago Norte e Lago Sul; em agosto no Guará, Estrutural, Núcleo Bandeirante e Park Way; em setembro em Brazlândia e Ceilândia; e em outubro em Santa Maria.