Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/04/13 às 19h42 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Carreta da Mulher nº 2 estaciona na zona rural do Gama

COMPARTILHAR

Atendimento até sexta-feira (05), na DF 209

Moradoras de Ponte Alta, Ponte Alta de Cima, Ponte Alta Norte e Engenho das Lajes terão atendimento na Unidade Móvel da Mulher até sexta-feira (05) no horário de 8h às 12 e das 13h às 17h. A carreta está estacionada ao lado do posto fiscal, na DF 209.

O atendimento da Carreta na Zona Rural do Gama conta com o reforço de uma unidade móvel de Estratégia Saúde da Família, com dois consultórios de coleta de preventivo ginecológico e profissionais de saúde. O serviço também oferece atividades educativas, aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia, teste rápido de HIV e sífilis.

Cleonice Ramos Pereira, 42 anos, doméstica, fez exames de mamografia e preventivo ginecológico. Para a moradora de Ponte Alta de Cima, graças ao serviço não precisou se deslocar para um centro de saúde no Gama e aguardar na fila de espera.

Já a moradora de Ponte Alta, Maria das Neves Neta Pereira, 47 anos, que fez ecografia transvaginal e mamografia, considerou o atendimento excelente e facilitou o seu acesso, já que reside distante das unidades básicas de saúde da cidade.

Para o atendimento, a Coordenação Geral de Saúde recebeu o apoio da Secretaria de Fazenda, Administração do Gama, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS –Gama). A Secretaria de Agricultura cedeu um veículo para transportar as pacientes que residem na localidades mais distantes da região.

Mulheres interessadas na realização dos exames devem apresentar documento de identidade com foto, cartão do SUS e comprovante de residência, já que os resultados serão entregues nas unidades básicas de saúde do Gama. Por se tratar de rastreamento, o pedido médico é exigido apenas para ecografias, sendo dispensado para mamografias e preventivo ginecológico.

Eliane Simeão