Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/06/14 às 20h10 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Carreta da Visão atende 6.120 pacientes no Gama

COMPARTILHAR

Cirurgias de catarata são realizadas

 

A unidade móvel oftalmológica – carreta da visão – da Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) realizou 6.120 atendimentos desde 1° de junho, quando chegou ao Gama. Hoje, as cirurgias de catarata começaram a ser realizadas. No total, 2.787 procedimentos foram agendados.

Espera-se que sejam realizadas 150 cirurgias por dia nessa primeira fase. Na carreta, são cinco mesas cirúrgicas para a realização dos procedimentos de catarata.

O Coordenador Geral de Saúde do Gama, Robson Brito, está satisfeito com o desempenho da carreta. “A coordenação está todos os dias presente, dando assistência aos pacientes e oferecendo refeições aos pós-operados”, explica.

O objetivo da carreta é diminuir a demanda na especialidade de oftalmologia nos hospitais regionais do DF. Para tanto, o alvo principal são pacientes acima de 60 anos, por estarem na fase de risco da catarata. Os demais pacientes são encaminhados pelo Sistema de Regulação (Sisreg) da SES/DF.

A carreta funciona das 6h às 17h, ao lado da Administração Regional do Gama, de segunda-feira a domingo, inclusive nos feriados. A segunda fase das cirurgias está prevista para acontecer entre 24 de junho a primeiro de julho.

Catarata

A catarata consiste da opacidade parcial ou total do cristalino do olho humano. Na maioria dos casos, afeta pessoas idosas. Diabetes e traumatismos também podem causar a doença.

A cirurgia de catarata é realizada com anestesia tópica (colírios). Após sair da mesa de operação, a visão do paciente melhora instantaneamente, tendo sua recuperação total aproximadamente um mês após o procedimento.

Paulo Cronemberger, da Agência Saúde DF