Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/04/13 às 18h03 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Carretas da Mulher estão na Fercal, Ceilândia e Santa Maria

COMPARTILHAR

Prevenção e tratamento de doenças femininas perto de casa

Moradoras de três cidades do Distrito Federal estão sendo beneficiadas com o atendimento itinerante prestado nas Carretas da Mulher da Secretaria de Saúde. Uma Carreta fica no Condomínio Sol Nascente, em Ceilândia Norte, até o dia 3 de maio, a segunda atenderá moradoras da Fercal até sexta-feira (12) e a terceira receberá as mulheres de Santa Maria, na EQ 202/203, até o dia 26.

O atendimento nas Carretas é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Por dia são feitas 150 mamografias e ecografias, além da coleta de material para o exame preventivo de câncer de colo de útero (Papanicolau). Diariamente são disponibilizadas 150 senhas para a realização de 50 mamografias, 50 ecografias e 50 exames preventivos de câncer de colo de útero.

As carretas contam com equipes de profissionais formadas por médicos, enfermeiros e apoio de agentes comunitários de saúde da regional que receber o serviço. Cada unidade tem dois consultórios onde são realizados exames de citologia (Papanicolau) e ecografias, além de uma sala para mamografias.

As mamografias são direcionadas principalmente às mulheres com 40 anos ou mais. As ultrassonografias são feitas mediante apresentação de solicitação médica e o exame preventivo do câncer de colo de útero não tem qualquer restrição de idade ou exigência de prescrição médica. Para ser atendida a paciente deve apresentar documento de identidade e cartão do SUS, caso possua.