Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/05/13 às 20h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Carretas da Mulher estão em Ceilândia, Taguatinga e Bandeirante

COMPARTILHAR

Exames de segunda a sexta-feira, a partir das 8h

As três Unidades Móveis de Saúde da Mulher estão no Núcleo Bandeirante, Ceilândia e Taguatinga. No Núcleo Bandeirante a carreta ficará até dia 7 de junho, no estacionamento do centro de saúde 2, na 3ª Avenida, Área Especial 2. Em Ceilândia a carreta fica até dia 31 de maio, na QNQ, ao lado do posto policial, no Sol Nascente,  enquanto em Taguatinga a unidade prestará atendimentos no estacionamento do centro de saúde nº 05,  até 7 de junho.

O atendimento nas Unidades Móveis de Saúde da Mulher é das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. As pacientes poderão fazer exames de mamografia- para as mulheres de 50 a 69 anos de idade, mesmo sem pedido médico- ultrassom pélvico, transvaginal e de tireoide – com pedido médico – e preventiva do câncer de colo do útero (Papanicolau), em mulheres de 24 a 64 anos de idade, de preferência que nunca fizeram o exame ou o fizeram há mais de três anos. A meta é realizar 25 exames de cada tipo, por turno, num total de 1.950 exames em 13 dias.

Na unidade do Núcleo Bandeirante haverá reserva de vagas para pacientes da Candangolândia e do Park Way, cidades que também compõe a Coordenação Geral de Saúde do Núcleo Bandeirante. O benefício trazido pela Carreta, segundo o coordenador Geral de Saúde, Pedro Zancanaro, é muito grande para a regional porque irá zerar a fila de espera de exames e agilizar o início dos tratamentos que se fizerem necessários a partir do diagnóstico obtido por meio dos exames.

“Muitas pacientes necessitam desses exames para confirmação ou descarte de diagnóstico, e outras pessoas fazem apenas um check up que muitas vezes detecta algo mais grave. Seja qual for a situação, a paciente só recebe um exame que esteja alterado das mãos de um médico e com orientação sobre como deverá proceder”, adianta.

Quase 3000 exames realizados na Carreta da Mulher em Planaltina

A diretora regional de Atenção Primária a Saúde de Planaltina, Maria Jacinta, comemora os resultados alcançados durante a permanência da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na cidade. No período de 15 de abril a 17 de maio foram feitos 613 preventivos de colo de útero, 1080 mamografias e 1277 ultrassonografias, totalizando 2970 exames.

Arielce Haine/Tatiane Gomes