Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/01/13 às 20h49 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Casos de Dengue são reduzidos pela metade em 2012

COMPARTILHAR

Balanço do ano também mostra que não houve morte em decorrência da doença

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal – SES/DF divulgou nesta quarta-feira (16), o boletim epidemiológico que mostra toda a situação da Dengue no DF, em 2012. Ao todo, foram notificados 3.669 mil casos suspeitos de dengue, sendo que 822 deles foram confirmados com a doença. Segundo os números apresentados, houve uma redução de 47,5% dos casos notificados, em comparação com 2011 – 6.985 mil. Levando em consideração apenas os casos confirmados, a redução é ainda maior: 54,8% – 1.817 casos confirmados em 2011.

Outro ponto a ser comemorado é que não houve nenhuma morte confirmada por dengue no ano passado, o que mostra o sucesso das ações de prevenção da Secretaria de Saúde do DF, a eficácia do trabalho dos agentes da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), e também o cuidado demonstrado pela população como um todo.

As cidades com maior incidência de casos notificados da doença (n° de casos notificados por 100 mil habitantes) são Estrutural, Planaltina e São Sebastião, respectivamente. Já aquelas com maior números de casos notificados foram Planaltina, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia.

Cuidados

Durante todo o ano de 2012, assim como em 2011, o número de pessoas com suspeita de dengue vem caindo. Até o momento, os números de casos notificados da doença no DF continuam estáveis. Contudo, por conta das fortes chuvas previstas até o mês de março, já é esperado um aumento nas notificações. Por isso, a Secretaria de Saúde do DF volta a afirmar a importância de manter as ações preventivas de combate à dengue.

Hugo Mendes