Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/05/14 às 18h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Ceilândia encerra atividades da Semana de Doação de Leite

COMPARTILHAR

Doadoras e seus bebês receberam presentes

Cerca de 50 mães doadoras de leite participaram, nesta sexta-feira (23), do encerramento da Semana Distrital de Doação de Leite Materno. O evento aconteceu no auditório da Pediatria do Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e contou com participação de profissionais e pacientes.

“Esta Semana tem como objetivo chamar a atenção da população para a doação voluntária de leite materno e valorizar a amamentação”, explica a coordenadora do Banco de Leite de Ceilândia, Derlucy Gomes. Ela acrescenta que a mulher deve compreender que o aleitamento exclusivo até o sexto mês é o melhor alimento para o bebê e que ela pode doar o excedente do seu leite para alguém que não consegue amamentar.

As doadoras que comparecerem ao HRC receberam alguns presentes, entre eles uma camiseta para o seu bebê com a frase “Eu divido o meu leite”.

O Banco de Leite Humano (BLH) do HRC tem cerca de 70 doadoras cadastradas em Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia e Riacho Fundo que fazem a doação regularmente. Em abril foram coletados 189,890 litros de leite humano que beneficiaram 42 bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, além dos que estão nas enfermarias Canguru e de Cuidados Intermediários do hospital.

As interessadas em doar leite materno podem contatar o BLH por meio dos telefones: 3471-9009 ou 3372-9652. Orientações de como coletar e armazenar o leite serão dadas e uma equipe do Corpo de Bombeiros irá até a casa da doadora.

Por Regina Medeiros, da Agência Saúde DF