Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/14 às 16h19 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Ceilândia promove Semana de Enfermagem

COMPARTILHAR

 Evento quer levar profissionais a fazer uma reflexão sobre o trabalho

A Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia (CRSC), por meio da Gerência de Enfermagem, realizará de 19 a 22 de maio, no auditório da Pediatria, a 21ª Semana de Enfermagem do Hospital, que tem como tema: “O Protagonismo de Enfermagem no processo do cuidar”.

A gerente de Enfermagem do HRC, Maria de Lurdes Avelino, destaca que a semana tem como objetivo reunir os profissionais para uma reflexão sobre os processos de trabalho que a categoria desenvolve e se estes estão respondendo às necessidades da coletividade com a qual têm a responsabilidade como cuidadores.

Segundo a gerente, tendo em vista que o perfil epidemiológico do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tem mudado nos últimos anos, com o aumento da expectativa de vida e a cronicidade das doenças, a demanda dos serviços de enfermagem na assistência aumentou consideravelmente.

“Neste contexto, percebemos a necessidade de reavaliar o quadro de recursos humanos da equipe de enfermagem dentro da perspectiva descrita, ou seja, um quantitativo de profissionais capaz de prestar assistência adequada a esta crescente demanda e as estas mudanças epidemiológicas, sociais, tecnológica e demográfica”, diz Avelino.

Nos dias 19 e 22 de maio, as atividades da semana começam no período da tarde, das 14h às 17h45. Nos dias 20 e 21 a programação acontecerá pela manhã, com homenagem aos servidores da enfermagem e palestras.

Para Maria de Lurdes, a proposta principal da 21ª Semana de Enfermagem do HRC é o estudo do Dimensionamento de Pessoal de Enfermagem que se baseia no Sistema de Classificação de Pacientes, o qual propõe uma avaliação criteriosa do grau de dependência do paciente em relação às horas de trabalho adequadas a uma assistência de qualidade.

A CRSC é composta de um hospital regional (HRC), 11 centros de saúde, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e um Laboratório. O HRC conta com 140 enfermeiros e 532 técnicos e auxiliares de enfermagem. Nos centros de saúde são 92 enfermeiros e 252 técnicos e auxiliares.

Por Júlio Duarte, da Agência Saúde DF

Foto Gerson Lucas

Leia também...