Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/13 às 13h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Centro de Saúde 05 do Gama realiza projeto de incentivo a leitura

COMPARTILHAR

“Tomar consciência é o melhor remédio”

O serviço social e o setor de farmácia do Centro de saúde 05 do Gama realizam, há um ano, o projeto “Tomar consciência é o melhor remédio”. A iniciativa visa fazer com que a comunidade possa ter acesso a livros e também compartilhar a leitura.

Segundo a assistente social, Adeliany Batista dos Santos, o projeto tem como perspectiva trabalhar o desapego aos objetos. “Estamos conscientizando a população no sentido de que se tiverem livros em casa que não os deixem guardados, que eles possam ser liberados para que mais gente tenha acesso e que possam criar o hábito da leitura.  No centro de saúde, quando uma pessoa pega um livro na estante ela é informada que não precisa devolvê-lo. só  precisa deixá-lo  em um lugar para outro leitor. Com esse movimento, já conseguimos que mais de mil livros fossem liberados”, disse a assistente social.

Conforme Adeliany, o projeto tem como base o movimento Crossbooking, que surgiu nos Estados Unidos em 2001, e tem como filosofia transformar o mundo em uma grande biblioteca, onde as pessoas são estimuladas a libertarem seus livros em locais públicos como nos parques,  rodoviárias, repartições, para outras pessoas possam lê-los ao invés de ficarem retidos nas estantes de suas casas.

A dona de casa Auricélia Sousa Barbosa, 25 anos, que aguardava consulta, informou que  achou a idéia interessante, pois não existe exigência de devolver o livro, apenas passar o material  adiante. “Não tenho livros de literatura em casa e, só a oportunidade de ler para a minha filha livros que  não poderia comprar, me deixa muito contente”.

Adeliany relata que além do incentivo à leitura, o projeto proporciona um ambiente agradável para os pacientes e reduz a ansiedade. “O conhecimento é fundamental para a promoção da saúde”, acrescentou.

Para quem estiver interessado em libertar seus livros, o centro de saúde 05 fica localizado na Quadra 38, Setor Central do Gama.

Eliane Simeão