Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/08/13 às 13h30 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Centro de Saúde 05 do Gama realizará teste rápido para a Hepatite C

COMPARTILHAR

Teste é feito apenas com um furo no dedo e o resultado sai em 15 minutos

O Centro de Saúde nº 5 do Gama, em parceria com a Gerência de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde, realizará  na segunda-feira (02), no período 08h às 12h, o  teste rápido para a Hepatite C.

Segundo o gerente de Doenças Sexualmente Transmissível da SES, Sérgio D’Avila, a iniciativa pretende detectar o maior número de pessoas que possam ser portadoras da doença, “o teste é muito simples. É feito apenas com um furo no dedo e o resultado sai em 15 minutos”, disse.

D’Avila explica que a hepatite é uma doença silenciosa, “as pessoas não sentem nada e podem não saber que têm  a doença e quando descobrem ela já  está em  estágio avançado,  podendo causar cirrose hepática  e  câncer de fígado. Ela  é transmitida por meio do sangue, de agulhas e materiais cortantes e pode  ocorrer de forma simples como na manicure, barbeiro, tatuagens, piercings, no dentista e relações sexuais”, esclareceu.

O gerente informa ainda que essa ação já ocorreu nas regionais de Guará, Samambaia e Planaltina e o teste é  oferecido como rotina no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que fica localizado na rodoviária do Plano Piloto.

Eliane Simeão