Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/02/14 às 10h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Centro de Saúde de Samambaia conta com Grupo de Redução de Peso

COMPARTILHAR

O serviço atende, em média, 10 pacientes, duas vezes por mês

A melhora da qualidade de vida, por meio de uma alimentação mais saudável é o principal objetivo do Grupo Redução de Peso do Centro de Saúde n° 03 de Samambaia, localizado na QN 429, Conjunto F, Lote 01. O serviço atende, em média, 10 pacientes, duas vezes por mês.

“A perda de peso de forma saudável e a melhora da qualidade de vida dos pacientes é a finalidade do nosso grupo. É muito gratificante saber, por exemplo, que determinado paciente que antes não saia de casa por vergonha do corpo ou que não conseguia emprego, por meio das reuniões e das orientações no grupo, está conseguindo obter resultados”, informa a nutricionista da unidade Nádia Costa.

“Esse é serviço de qualidade e importante em vários aspectos. Significa o regaste da autoestima e, principalmente, mais saúde para os pacientes”, ressalta o coordenador-geral de Saúde de Samambaia, Manoel Solange Fontes Teles.

A dona de casa, Francisca Ferreira da Conceição, de 70 anos, participa do grupo há quatro meses e diz estar muito satisfeita com os resultados. “O trabalho do grupo é muito bom. Entrei para perder peso e não foi por causa de vaidade, mas pela saúde, ainda mais que já tenho certa idade. Estava com 104 kg e, hoje, estou com 99 kg”, revela entusiasmada.

As reuniões e avaliações acontecem geralmente às quartas-feiras à tarde, duas vezes ao mês. Durante o encontro, que tem a duração de uma hora e meia, os pacientes são avaliados, além de calcular o Índice de Massa Corporal – IMC. Eles contam com um cartão de controle de peso, onde são registrados os dados.

Após a avaliação nutricional, os participantes se reúnem para a discussão de temas, como hábitos alimentares mais saudáveis e outros sugeridos pelo próprio grupo. Além disso, contam com a montagem de cardápio, de acordo com a necessidade de cada paciente, e também recebem orientações para que possam montá-lo sozinhos.

O grupo é coordenado pela nutricionista Nádia Costa, além de contar com a participação de outros integrantes da Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – ENASF.

Acesso ao grupo

O Grupo de Redução de Peso faz atendimento a adultos e para participar a pessoa deve ser referenciada pela Equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF), conforme área de abrangência do centro de saúde, que são as quadras 427, 429, 431, 433, 629, 631, 633, 827, 829, 831, 833, 1029, 1031, 1033 e área rural.

“O principal critério para participar é a vontade, a motivação em perder peso”, explica Nádia Costa.

A nutricionista ainda esclarece que as atividades do grupo são integradas aos demais serviços oferecidos pela unidade. “Se percebo que uma paciente está muito ansiosa, por exemplo, encaminhamos para o grupo de mulheres. Queremos que os pacientes estejam mais vinculados ao centro de saúde”, orienta.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61) 3348-2547/2539 e 9862-9226

Leia também...