Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/13 às 17h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Centro de saúde em Sobradinho realiza pequenas cirurgias

COMPARTILHAR

40 procedimentos já foram realizados


Pequenas cirurgias como fimose, correções genitais, e principalmente vasectomias agora são feitas no Centro de Saúde 3, em Sobradinho II, unidade de atenção primária referência em saúde do homem.

Até quarta-feira (19) foram realizadas 40 procedimentos. O primeiro passo para os interessados na cirurgia de vasectomia é assistir à palestra de planejamento familiar, ministrada no auditório do CSS 3, toda quinta-feira, no período da tarde, onde serão direcionados para marcação de consulta com o urologista.

“Quando cheguei aqui, me deparei com uma estrutura arquitetônica diferente dos outros centros de saúde que conhecia. Temos a enfermaria, um espaço grande, subutilizado dentro de uma comunidade que só tem basicamente este centro de saúde como referência. Fiquei vislumbrando a possibilidade de montarmos um centro cirúrgico ambulatorial. Com este trabalho, podemos provar que com pouca estrutura conseguimos fazer muito, que uma unidade básica de saúde é capaz de fazer mais que consulta médica e encaminhar para o Hospital Regional de Sobradinho, que nós conseguimos fazer procedimentos aqui”, afirma a Dra. Janaína de Amorim, gerente do CSS 3, idealizadora e executora do projeto.