Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/07/21 às 17h29 - Atualizado em 16/07/21 às 14h14

Centro Especializado em Saúde da Mulher inaugura farmácia

COMPARTILHAR

Local começou a funcionar nesta quarta-feira (14) para toda a população

 

ADRIANA SILVA, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Começou a funcionar, na manhã desta quarta-feira (14), a farmácia do Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu). O atendimento ao público é feito de segunda a sexta-feira de 8h ao meio-dia. Os protocolos para retirada dos medicamentos são os mesmos exigidos pelas demais farmácias da atenção secundária do Distrito Federal.

 

Farmácia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h – Foto: Divulgação/SES-DF

A farmacêutica responsável pela unidade, Polyanna de Freitas Silva, fala dos serviços que as mulheres poderão usufruir e faz um convite à comunidade feminina do DF. “Na farmácia, além da distribuição do medicamento, as usuárias poderão obter informações sobre a forma de tomar o medicamento, eventuais efeitos colaterais e reações adversas, os cuidados sobre o armazenamento, entre outros”, explica.

 

Para retirar os medicamentos é preciso:

 

1º) receita válida e legível em 2 vias contendo:

 

– identificação da unidade de saúde responsável pela emissão da prescrição ao usuário;
– nome completo do usuário;
– nome do medicamento, pela Denominação Comum Brasileira (DCB);
– a concentração, a forma farmacêutica, a posologia e a quantidade do medicamento (em algarismos arábicos) suficiente para o tratamento prescrito;
– duração do tratamento;
– data da emissão;
– Assinatura do prescritor e carimbo contendo nome completo e número de inscrição no respectivo Conselho Regional de Classe;
– Demais informações exigidas em protocolos específicos.

 

2º) Documento de identificação do paciente com foto, original ou cópia, salvo para menor de idade ao qual será permitido apresentação de Certidão de Nascimento;

3º) Cartão Nacional de Saúde ou Identificação SES/DF do paciente;

 

4º) É necessário que a prescrição seja emitida no DF, pelos serviços de saúde públicos ou privados, por prescritor inscrito no seu respectivo Conselho de Classe do Distrito Federal.

 

As prescrições dos medicamentos da média complexidade da Assistência Farmacêutica poderão ter validade de até 180 dias, contados a partir da data de emissão. Se na prescrição não houver a informação de que se trata de tratamento contínuo, será considerada a validade de 30 dias para a receita apresentada.

 

O Cesmu

 

Foto: Divulgação/SES-DF

O Centro Especializado em Saúde da Mulher (Cesmu), localizado na 514/515 Sul, é uma policlínica com atendimento exclusivo para as mulheres a partir dos 18 anos de idade. Os atendimentos são regulados via Central de Regulação, que faz o encaminhamento das pacientes para o atendimento indicado pela unidade básica de saúde de origem.

 

Todas pacientes atendidas na unidade passam por um acolhimento em que são identificadas todas necessidades e executado o agendamento das consultas. Os atendimentos oferecidos pelo Cesmu são:

 

– Acolhimento da gestante de alto risco referenciada;
– Atendimento por equipe multiprofissional com elaboração de Projeto Terapêutico Singular, Plano de Parto (em casos de gestantes);
– Acesso ao pré-natal de alto risco;
– Acompanhamento puerperal especializado;
– Ginecologia especializada;
– Práticas integrativas de saúde (especificamente homeopatia e acupuntura);
– Atendimento psicológico;
– Atendimento aberto às vítimas de violência por assistente social e psicólogo;
– Dermatologia especializada;
– Endocrinologia especializada;
– Nutrição especializada.

 

REVISÃO: JULIANA SAMPAIO

Leia também...