Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/06/16 às 20h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Cerest-DF participa da III Oficina de Formação e Qualificação em Saúde do Trabalhador

COMPARTILHAR

Evento ocorreu na Fiocruz e contou com a presença de Cerest de outros Estados

BRASÍLIA (30/06/16) – Representantes do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do DF (Cerest) participaram da “III Oficina de Formação e Qualificação em Saúde do Trabalhador – Diálogo com os Cerest”, promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O evento, realizado no Rio de Janeiro, nos dias 27 e 28 últimos, contou com a participação de representantes do Cerest de outros Estados. Foram discutidas as expectativas, diretrizes e estratégias com relação a formação e qualificação em Saúde do Trabalhador, considerando a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

O encontro priorizou apresentações orais de relatos de experiência em ensino na área da Saúde do Trabalhador. O Cerest-DF teve a oportunidade de relatar dois projetos. Um deles é o de Vigilância em Saúde da População Exposta ao Agrotóxico nas Áreas Rurais do DF (Vigitoxe), apresentado pela servidora Joseane Prestes. A outra experiência foi o Projeto de Vigilância de Dermatoses Ocupacionais e Câncer de Pele Relacionados ao Trabalho (Vigipele), apresentado pela servidora Eliane Daher.

“É estimulante e gratificante ter a oportunidade de representar o Cerest-DF nesta Oficina de trabalho, compartilhando uma experiência de formação em parceria com a Academia e interagir com outros profissionais que atuam na área da Vigilância em Saúde do Trabalhador”, destacou a servidora Joseane Prestes.

Durante a Oficina, a gerente de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Cerest-DF, Carla de Castro, apresentou o relatório de um dos grupos da Oficina, que foi construído coletivamente como documento norteador, com diretrizes para a concepção pedagógica em Saúde do Trabalhador, considerando a heterogeneidade das condições encontradas nos diferentes níveis de atuação dos Cerest. Ao final, um Grupo de Trabalho foi organizado para propor os principais eixos a serem abordados nos processos de capacitação realizados pelos Cerest.

Todas as apresentações da Oficina em breve estarão disponibilizadas no site da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador – Renast (http://renastonline.ensp.fiocruz.br/).