Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/10/15 às 13h14 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Cerest participa do Seminário “Máquinas e Equipamentos – Segurança Possível”

COMPARTILHAR

Segurança do trabalhador que opera máquinas e equipamentos foi o tema abordado

BRASÍLIA (13/10/2015) – Os servidores do Centro Distrital de Referência em Saúde do Trabalhador do DF (Cerest), da Secretaria de Saúde, participaram do Seminário “Máquinas e Equipamentos – Segurança Possível”, realizado pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (Getrin 10). O foco dos debates foi a garantia da saúde e a integridade física dos trabalhadores que operam máquinas e equipamentos.

O encontro, que aconteceu na semana passaada no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon), reuniu representantes do Getrin 10, da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 10ª Região (Amatra 10), do Ministério do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, da Federação das Indústrias de Construção de São Paulo, além de representantes do governo, legislativo, empregados e empregadores.

O seminário foi direcionado a engenheiros e técnicos de segurança, médicos e enfermeiros do trabalho, higienistas ocupacionais, peritos da Justiça Trabalhistas, advogados, profissionais de saúde e de gestão de pessoas, membros de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes, além de demais interessados.

A segurança do trabalhador que opera máquinas e equipamentos foi escolhida como tema de trabalho do Getrin 10 em 2015. “Estatísticas oficiais revelam que muitos acidentes de trabalho têm como origem máquinas e equipamentos obsoletos ou inseguros. O Brasil é o quarto país do mundo em número de acidentes fatais no trabalhos. Portanto, é muito importante que discutamos sobre a segurança dos trabalhadores que lidam com estes maquinários”, destaca a diretora do Cerest, Cláudia Magalhães.

Em 2010, o Ministério do Trabalho publicou a Portaria 197/2010, trazendo novas regras gerais e específicas com vistas a garantir a integridade física dos trabalhadores e estabelecendo requisitos mínimos para prevenção de acidentes e doenças do trabalho na utilização de equipamentos.