Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/11/14 às 11h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Cerpis de Planaltina realiza oficina sobre “Maria Milagrosa”

COMPARTILHAR

Planta é utilizada para dores musculares e dos tendões

BRASÍLIA (20/11/14) – O Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis), em parceria com o Núcleo de Farmácia Viva da Secretaria de Saúde realiza, nesta quinta-feira (20), a oficina sobre a planta medicinal Maria Milagrosa ou Erva Baleeira, para dores associadas a músculos e tendões.

Segundo o coordenador do Cerpis, Marcos Freire, a oficina explicará os benefícios da planta e o seu uso no tratamento tópico de dores associadas a músculos e tendões (osteoartrite, tendinite, entorses, traumas).

A Maria Milagrosa é um arbusto perene e pode alcançar até 2 metros de altura. É nativa da mata atlântica e bem adaptada à região Centro-Oeste. Serão distribuídas mudas da planta para o cultivo em unidades de saúde, escolas e domicílios.

Um folheto informativo trará a ficha completa da planta com informações sobre os seus aspectos botânicos e organolépticos de reconhecimento popular, parte usada, forma de preparo da compressa, indicações etc.

A oficina se dará baseada nos princípios da Educação Popular em Saúde e estará voltada para os servidores da Atenção Primária e a população.

Para a dona de casa, Maria Coelho, as oficinas que o Cerpis realiza durante o ano são esclarecedoras. “É uma terapia participar, e ajuda muito no meu tratamento”, afirmou.

A oficina vai ser realizada na sede da Cerpis, ao lado do Hospital Regional de Planaltina, a partir das 8h.

Programação:
8h – Prática Integrativa em Saúde: Automassagem e Dança Circular
9h – Demonstração Prática da Compressa Aquecida
10h – Lanche compartilhado. Frutas e chás
10h30m – Encerramento