Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
28/06/17 às 12h38 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Chegada de novos profissionais permite reabertura de 52 leitos de UTI

COMPARTILHAR

Nove hospitais foram contemplados após contratação de 220 técnicos de enfermagem e 30 enfermeiros

BRASÍLIA (28/6/17) – A chegada de 220 técnicos de enfermagem e 30 enfermeiros, empossados recentemente, à Secretaria de Saúde possibilitou a reabertura de 52 leitos de UTI em hospitais da rede. Todos esses profissionais estão sendo capacitados para atuar na área. Na última segunda-feira (26), por exemplo, Ceilândia conseguiu desbloquear dois leitos adulto.

“Recebemos alguns profissionais e também fizemos remanejamento interno. Com isso, agora temos 10 leitos de UTI em funcionamento e nenhum bloqueado. Isso nos permite atender oito novos pacientes por mês na unidade”, explica a diretora do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Andrea Nogueira.

Entre as unidades com maior número de leitos de UTI desbloqueados está o Hospital Materno Infantil, que completará, até semana que vem, a reabertura de 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal (Ucin), além de outros seis pediátricos.

A Região Sudoeste de Saúde, que engloba Taguatinga, Samambaia e Recanto das Emas, também teve número considerável de leitos reabertos: seis no Hospital Regional de Samambaia e outros quatro de UTI Neonatal em Taguatinga. “Recebemos 16 técnicos de enfermagem no HRSam e 10 no HRT. E vamos fazer um remanejamento interno”, conta a superintendente da região, Lucilene Florêncio.

Outras unidades que também receberam profissionais e conseguiram desbloquear leitos foram os hospitais do Gama (10 leitos UTI adulto), da Região Leste (dois leitos UTI adulto), Sobradinho (2 leitos UTI adulto), Asa Norte (2 leitos Ucin e 2 leitos UTI adulto) e também o Hospital de Base, com dois leitos de cirurgia e dois pediátricos.

EQUIPAMENTOS – Alguns hospitais precisam de equipamentos, além de profissionais, para a reabertura de leitos. Por isso, a Secretaria de Saúde publicou aviso de abertura de pregão eletrônico nessa segunda-feira (26) para contratação de empresa especializada para a prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva para equipamentos de UTI.