Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/10/17 às 11h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h18

Ciclo de palestras promove atualização profissional em gerontologia

COMPARTILHAR

Evento estimula integração entre profissionais de saúde e evolução nas assistência ao idoso

BRASÍLIA (3/10/17) – Com a realização do I Ciclo de Atualização na Assistência em Gerontologia – do Paciente Crítico à Reabilitação, nessa terça (3) e quarta-feira (4), o Núcleo de Saúde Funcional (NSF) do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) vai promover a atualização de conhecimentos e proporcionar a integração entre os profissionais de saúde da área, compartilhando experiências que englobam desde a assistência ambulatorial aos pacientes idosos até eventuais internações na UTI e o período de pós-alta.

O evento, com 101 inscritos, vai atender uma demanda interna dos servidores e dos participantes do Programa Multiprofissional de Residência de Saúde do Adulto e do Idoso – desenvolvido no HRT como cenário de atividade prática. “Profissionais dos mais diversos campos de atuação prestam assistência ao idoso, portanto, é de grande importância que atuem de forma integrada, em diálogo permanente”, ressalta a chefe do NSF, Mônica Tolentino.

Com carga horária de 20 horas (18 presenciais e duas em ensino a distância), o ciclo foi estruturado com uma visão multiprofissional, aberto à participação de enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, residentes e estudantes dessas áreas e outras correlatas.

Nos dois dias, a programação inclui a apresentação de 14 palestras, com a abrangência que representa a prestação de assistência à saúde do idoso. Serão apresentados temas que cobrem desde a visão mais ampla do assunto, como a “Qualidade de vida na senescência e senilidade” e “Saúde mental do idoso – inteligência emocional”, até pontos mais específicos, como “Ventilação Invasiva” e “Disfagia”, para citar alguns exemplos.

“A gerontologia é um campo que aborda as diversas nuances do envelhecimento, portanto, é de natureza multi e interdisciplinar. O objetivo de todo esse conjunto de ações é assegurar a melhor qualidade na prestação dos serviços de saúde aos idosos e, por conseqüência, uma melhor qualidade de vida”, enfatiza Mônica Tolentino.

SERVIÇO
I Ciclo de Atualização na Assistência em Gerontologia – do Paciente Crítico à Reabilitação.

Local: Auditório do Hospital Regional de Taguatinga
Período: 3 e 4 de outubro de 2017.
Horário: das 7 às 12h15 e das 3h30 às 17h35