Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/16 às 13h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Cirurgias eletivas serão mantidas durante Jogos Olímpicos

COMPARTILHAR

Durante os jogos todos os serviços da Secretaria de Saúde serão mantidos

BRASÍLIA (27/7/16) – Os procedimentos cirúrgicos eletivos estão mantidos em dias de partidas dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Distrito Federal. A decisão foi tomada pela pasta nesta terça-feira (27), ocasião em que foi determinada a abertura de mais uma sala de cirurgia no Hospital de Base, nestas datas, de forma a ampliar a assistência em caso de aumento de demanda.

“A Secretaria de Saúde fez um planejamento extenso para garantir o atendimento de toda a população. Há vários meses estamos trabalhando nisso e garantimos que a pasta está preparada para atuar nos Jogos Olímpicos e manter a rotina de atendimento ao cidadão”, destacou a Diretora de Urgência e Emergência (Diure), Julister Maria.

De acordo com o planejamento estratégico, as equipes de cirurgiões e anestesistas do Hospital de Base e do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) ficarão a postos para receber a demanda, uma vez que estes dois hospitais estão classificados como de referência para atendimento aos expectadores dos jogos. Durante as Olimpíadas, todas as unidades de saúde funcionarão normalmente.

PLANO DE AÇÃO – O funcionamento dos centros cirúrgicos era a última medida que aguardava definição e que está contida no Plano de Ação para os Jogos Olímpicos Rio 2016 no Distrito Federal, divulgado pela pasta na última sexta-feira (22). O documento, que começou a ser elaborado ainda em agosto de 2015, determina como a rede deve atuar durante este evento esportivo para garantir o atendimento à população e aos torcedores.

De acordo com o Plano de Ação, o Hospital de Base será destinado ao atendimento de pessoas com quadro clínico de trauma. O Hospital Regional da Asa Norte, por sua vez, será destinado ao atendimento dos demais casos clínicos. O Hospital Regional de Taguatinga prestará apoio às duas unidades da região central de Brasília.