Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/07/13 às 20h29 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Clima seco aumenta procura por aparelho para tratamento de asma

COMPARTILHAR

Saúde já distribuiu 2.500 espaçadores neste ano

A Secretaria de Saúde ampliou a assistência aos pacientes que sofrem de asma ao disponibilizar para 15 centros de saúde da rede pública, além do Hospital da Criança e o Hospital Universitário de Brasília (HUB), 2.500 espaçadores, aparelho que ajuda o asmático a fazer uma melhor inalação do medicamento bronco dilatador.

De acordo com a gerente do centro de saúde Nº 5, localizado na QI 23 do Lago Sul, Mônica Portilho, no mês de julho a procura pelo espaçador tem sido maior devido ao clima seco. “Já entregamos 118, desde o início do ano. Acredito que nos próximos meses a procura será maior devido às mudanças climáticas”, concluí Mônica.

Segundo a coordenadora do Programa de Atendimento ao Paciente Asmático do DF, Vanessa Guimarães, o espaçador ajuda a controlar as crises da doença e ampara pacientes sem condições financeiras para comprar o aparelho, vendido no mercado a R$ 40,00. “Antigamente esse procedimento era feito com nebulização, mas o resultado não era tão eficaz”, explica a coordenadora.

O Programa de Atendimento ao Paciente Asmático beneficia pessoas de todas as idades que recebem o aparelho após consulta com médico cadastrado. Durante o processo de entrega o asmático é informado sobre como utilizar o equipamento. “O paciente tem que preencher um formulário para receber o espaçador que é entregue de dois em dois anos”, relata Vanessa Guimarães.

A médica pediatra e coordenadora do Programa de Saúde da Criança da Regional Sul, Márcia Caldas, conta que os médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram de treinamento especializado sobre o uso do espaçador com o objetivo de ensinar as crianças como utilizá-lo adequadamente.
“Quando o tratamento é voltado para criança temos que ensiná-la passo a passo. Os menores de dez anos, por exemplo, tem que usar uma máscara junto ao espaçador para conseguir absorver todo o medicamento”, explica a pediatra.

Saiba mais:
Onde conseguir o espaçador na Rede de Saúde:  

Local de Atendimento

UNIDADE

SUL – CSB 05

CSB 05

SUL – CSB 07

CSB 07

SUL – CSB 08

CSB 08

HCB

HOSPITAL DA CRIANÇA

REGIONAL:  ASA NORTE

CSB Nº11

HUB

FARMÁCIA Ambulatorial

REGIONAL:  GUARÁ

CSGu Nº01

REGIONAL: NÚCLEO BANDEIRANTE

CSRFI Nº03

REGIONAIS: GAMA e SANTA MARIA

CSG Nº05

REGIONAIS: TAGUATINGA e SAMAMBAIA

CST Nº04

REGIONAL: CEILÂNDIA

CSC Nº01

REGIONAL: BRAZLÂNDIA

CSBr Nº01

REGIONAL: SOBRADINHO

CSS Nº01

REGIONAIS: RECANTO DAS EMAS e SAMAMBAIA

CSRE Nº01

REGIONAL: PLANALTINA

CSPL Nº01

REGIONAL: PARANOÁ

CSPa Nº01

REGIONAL: SÃO SEBASTIÃO

DRSSS

Ludmila Mendonça