Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 18h21 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Clínica da Família de Samambaia comemora Dia Nacional do Idoso

COMPARTILHAR

Interação e serviços de saúde para os idosos

O Dia Nacional do Idoso, 1° de outubro, foi comemorado nesta sexta-feira (27) na Clínica da Família da quadra 122 de Samambaia Sul, com uma ação de saúde, que reuniu aproximadamente 30 pacientes idosos.

“Quando fazemos as visitas domiciliares aos idosos, percebemos que eles ficam muito ociosos e sozinhos em casa. É preciso momentos como esse, para trazê-los à vida social, em que é possível conversar, expor seus problemas”, destacou a agente comunitária de saúde, Ana Cristina dos Santos Craveiro, que teve a iniciativa da ação com o apoio da equipe.

Os pacientes foram recepcionados com um café da manhã e, em seguida, fizeram uma apresentação individual para informar o que gostam e o que não gostam de fazer. Além dessa interação, eles receberam a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa e contaram com serviços de saúde, como aferição da pressão arterial, taxa de glicemia, orientação alimentar, além de palestra com dentistas.

A comunidade idosa foi convidada a participar da ação pela equipe da unidade, que reforçou o convite afixando uma faixa na parte externa com a frase “Idoso é quem tem privilégio de viver uma longa vida” (autor desconhecido).

“Foi muito bonito esse momento. Gosto muito daqui, do médico, dentistas, de todo mundo. O médico sempre vai até minha casa”, relatou Francisca Marques Parente, 65 anos, do lar.

Para Sofia Dancki, 67 anos, a ação foi muito importante. “Isso é muito bom para nós, que não saímos de casa. Minha mãe tem 88 anos e quase não sai de casa. Hoje, ela veio comigo participar”, informou.

Clínica da Família da quadra 122 – A unidade de Samambaia Sul realiza atendimentos em clínica médica, pré-natal, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança, coleta de exame colpocitológico oncótico, exames de testagem rápida em HIV, sífilis, gravidez, dengue e ECG (telemetria).

Oferece também atendimento odontológico: pré-natal odontológico, programa cárie zero, diagnóstico de câncer bucal, procedimentos curativos e preventivos. Grupos de hiperdia, gestantes, crianças, planejamento familiar, idosos e climatério.

A clínica funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, com uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, técnicos de higiene dental e técnicos administrativos.

Iêda Oliveira