Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/10/15 às 13h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h13

Com estoques em baixa, Hemocentro precisa de doadores

COMPARTILHAR

Voluntários precisam pesar mais de 50 kg e ter acima 16 anos, além de 'boa saúde'

BRASÍLIA (26/10/15) – O Hemocentro de Brasília informa que dos oito tipos de sangue, cinco estão em falta, inclusive o tipo “O negativo”, considerado doador universal, porque é compatível com todos os tipos sanguíneos. Também estão em baixa o estoque dos sangues de tipo A-,B-,AB- e O+. Além da greve que reduziu o número de atendimentos, o calor e a baixa umidade do ar também contribuíram para a redução de quase 20 por cento no estoque.

A doação de plaquetas também está em baixa. Esse componente do sangue humano é usado após cirurgias em pacientes com leucemia e linfomas, além de outros tipos de câncer. Por ser utilizado diariamente pelos hospitais públicos e ter validade de apenas cinco dias, o Hemocentro não faz estoques, a coleta é feita apenas sob demanda.

REQUISITOS – Para doar sangue, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde; pesar mais de 50 quilos; ter idade a partir de 16 anos (neste caso, acompanhado do responsável legal ou apresentando autorização do responsável reconhecida em cartório); apresentar um documento de identificação oficial com foto; ter se alimentado normalmente (cortando apenas alimentos gordurosos tais como leite integral, frituras, etc); não ingerir bebida alcoólica e nem praticar atividade física nas últimas 12 horas antes da doação, além de evitar fumar duas horas antes da doação.