Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
4/10/16 às 21h20 - Atualizado em 30/10/18 às 15h16

Começa I Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital de Base

COMPARTILHAR

Primeiro dia do evento ressalta a importância da educação continuada

BRASÍLIA (04/10/16) – Iniciou-se, nesta terça-feira (04), às 14h, a I Jornada de Cuidados Paliativos do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). A ação tem como tema “Qualidade de vida, garantia de direitos e morte digna” e visa proporcionar a troca de conhecimento sobre o assunto, além de dar publicidade ao trabalho realizado na Unidade de Cuidados Paliativos do HBDF. A abertura da jornada aconteceu no Auditório do Hemocentro.

A médica e chefe da unidade de Cuidados Paliativos do HBDF, Patrícia Silva, explica que essa é uma área de atuação relativamente nova na Medicina e, por isso, que há a necessidade de educação continuada. “Observamos que os profissionais do hospital têm essa necessidade de entender o que são cuidados paliativos para ques possam atender aos pacientes que têm esse perfil de maneira mais adequada”, completa.

Patrícia ressalta que, por meio dos cuidados paliativos, é possível oferecer qualidade de vida às pessoas que têm doenças que sem chances de cura. “Nosso objetivo é oferecer bem-estar aos pacientes que tenham doenças crônicas e, também, aos familiares. Nosso trabalho é realizado por equipe multiprofissional e, com isso, conseguimos tratar todas as prioridades e tentar reduzir o sofrimento”, acrescenta a médica.

O primeiro dia de evento contou com doação de alimentos não perecíveis por meio dos participantes. Os alimentos serão destinados às pacientes com câncer de mama do ambulatório, enfermaria e pronto socorro do HBDF. A iniciativa foi feita em parceria com Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília.

JORNADA – O evento está previsto para acontecer sempre às terças-feiras deste mês, das 14h às 18h, no Auditório do Hemocentro. A ação é voltada para todos os profissionais da área da saúde e para participar, basta se inscrever pelo e-mail jornadacphbdf@gmail.com.

Durante os encontros, serão discutidos assuntos como a importância do uso de técnicas para redução do sofrimento do paciente, entre elas, comunicação, hipodermóclise e curativos em feridas oncológicas, bem como políticas públicas, ética, terminalidade e morte digna em cuidados paliativos.