Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/02/15 às 13h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Começa treinamento de equipes para eliminação do Aedes Aegypti

COMPARTILHAR

Força-tarefa tem como meta bloquear a transmissão da dengue e Chikungunya em todo o DF

BRASÍLIA (2/2/15) – Aproximadamente 60 pessoas – entre bombeiros e agentes de saúde – participaram, nesta segunda-feira (2), do primeiro dia do treinamento para formação de uma força-tarefa na eliminação dos focos do mosquito Aedes Aegypti. O objetivo é bloquear a transmissão da Dengue e da Febre Chikungunya, doenças que tiveram 11.662 notificações e dois casos confirmados, envolvendo residências do DF, em 2014.

“Formamos um grupo que vai atuar em todo o Distrito Federal, onde há aglomerados de casos de dengue ou, se surgir, de Chikungunya. Nossa ideia é, a partir de quarta-feira, iniciar os trabalhos em Sobradinho II e, sucessivamente, por onde for necessário”, destacou o técnico da Assessoria de Mobilização Institucional e Social para Prevenção à Dengue, Ailton Domício.

De acordo com Domício, a primeira parte do treinamento, nesta manhã, foi teórica. Os participantes aprenderam noções sobre a transmissão das doenças e receberam informações técnicas sobre a Dengue e Chikungunya.

“À tarde, nós iremos ao Guará e integrantes do Corpo de Bombeiros Militar do DF visitarão residências para aprender de forma prática como realizar a inspeção de um imóvel, além de identificar focos do mosquito e conhecer sobre o funcionamento do pulverizador costal com inseticida, muito útil no combate ao mosquito”, detalhou o técnico.

Domício ressaltou a importância da colaboração da comunidade. “É necessário que os moradores recebam as equipes, abram os portões e sigam todas as orientações. Só com a ajuda da comunidade é possível eliminar todos os focos do mosquito”, alertou.

A ação – a força-tarefa é uma das 30 ações previstas no Plano de Ação Integrado para Minimização dos Efeitos da Dengue e do Chikungunya. No planejamento, está prevista a mobilização da região metropolitana do DF com o objetivo de conscientizar a população do entorno sobre a importância à adesão ao cronograma de combate à dengue e Chikungunya, aplicado no DF. Além disso, o GDF reativará 15 grupos executivos regionais de prevenção à dengue que estavam há aproximadamente um ano parados.

Leia também...