Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/10/13 às 22h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Começam as obras do Bloco II do Hospital da Criança

COMPARTILHAR

A previsão de entrega é para dezembro de 2014

 

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE) assinaram nesta quinta-feira (17), novo contrato de gestão dos Blocos I e II do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).

 

O contrato prevê que o ICIPE, além do Bloco I, também faça a gestão do Bloco II por pelo menos mais cinco anos (2013 – 2018). O Bloco II terá 21 mil m² construídos, 164 leitos de internação e 38 de UTI, centro cirúrgico, central de material esterilizado, áreas de apoio, laboratórios de análises clínicas e laboratórios especializados. A construção está prevista para ser concluída em dezembro de 2014.

 

“Agora, nós vamos partir para uma segunda etapa, para um segundo desafio, fruto dessa experiência vitoriosa. Uma parceria fantástica entre o poder público e a Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), visando oferecer uma assistência digna às nossas crianças”, declarou o governador Agnelo Queiroz.

 

Inaugurado em 23 de novembro de 2011, o HCB realizou mais de 630 mil atendimentos até o final de setembro de 2013. Dentre eles, 393.570 mil exames diagnósticos, 113.196 mil consultas, mais de 18 mil diárias (7.245 internações e 11.477 hospital-dia), 13.233 seções de quimioterapia e 4.859 transfusões.

 

“Com a consolidação da segunda etapa, do bloco de internação, unidades de terapia intensiva e com a conclusão da área terciária e quaternária, o HCB se concretizará como um grande formador de recursos humanos para nossa cidade”, disse o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa.   

 

Administrado pelo ICIPE, o HCB é público e faz parte da rede da Secretaria de Saúde do DF. Por ser de especialidades pediátricas, o hospital não possui emergência. A criança atendida em um centro de saúde ou hospital da rede, que necessite de consulta especializada, será encaminhada pelo pediatra para marcação de consulta na central de regulação.

 

“Não tenho dúvidas de que esse será o melhor hospital da criança do Brasil, pelo compromisso dos profissionais, da direção, da nossa parceria com a ABRACE. Para cuidar da saúde é muito importante ter o componente técnico, porém, precisa ter algo mais e, mais ainda, para cuidar da saúde da criança. Precisa ter dedicação e amor, qualidades que essa equipe demonstra”, comentou Agnelo.

 

Comemorado oficialmente nesta sexta-feira (18), o evento também celebrou o Dia do Médico com uma homenagem aos profissionais que contribuíram para rede de assistência à saúde de crianças e adolescentes no DF. Dentre os agraciados, o secretário de Saúde do DF, Rafael Barbosa, e o secretário adjunto, Elias Fernando Miziara.

 

Patrícia Kavamoto