Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/17 às 17h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Conferência das Mulheres na Região Norte teve cerca de 150 participantes

COMPARTILHAR

Próximo encontro será em Santa Maria

BRASÍLIA (24/5/17) – Com aproximadamente 150 participantes, a maioria mulheres, a Conferência Regional de Saúde das Mulheres da Região Norte foi encerrada nesta quarta-feira (24), no auditório do Teatro de Sobradinho. Durante o encontro, os participantes elaboraram 12 propostas para fortalecer as políticas públicas voltadas para a população feminina. Elas serão apresentadas na Conferência Distrital de Saúde das Mulheres, que ocorrerá nos dias 30 de junho e 1º de julho.

“É importante ouvir as mulheres para elevar a qualidade dos serviços destinados a elas, bem como melhorar a vida da mulher em sua integralidade, que abrange os papéis de mãe, trabalhadora, esposa”, destacou a diretora do Hospital de Sobradinho e representante do segmento de gestores, Cláudia Reis.

O presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Helvécio Ferreira, avaliou que a conferência da Região Norte teve com foco principal os serviços disponíveis na atenção primária. “Os participantes discutiram desde políticas para atenção primária até atenção terciária, mas o foco foram os cuidados básicos no Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse.

“Precisamos de profissionais para cuidar da nossa saúde integralmente, que foquem não apenas em pontos específicos, como câncer de colo do útero e mama, mas também na nossa saúde mental e de todo o nosso corpo, afinal, exercemos diversos papéis na sociedade”, disse a líder comunitária da Fercal, Nelita de Souza, 60 anos.

A próxima Conferência de Saúde será realizada na Região Sul, amanhã, das 8h às 17h, no Auditório do Hospital Regional de Santa Maria.

ENTENDA – As conferências são convocadas pelo Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Saúde. No Brasil, apenas uma conferência com essa temática foi realizada há mais de 30 anos. Cada uma das sete regiões de saúde vai elaborar 12 propostas com políticas para o DF ou de aplicação nacional que serão apresentadas na Conferência Distrital de Saúde das Mulheres.

Nos encontros, que precisam ter público mínimo de 60% de mulheres, serão eleitas delegadas, sendo 50% delas usuárias, 25% gestoras e 25% trabalhadoras. No total, são 192 delegadas eleitas nas regiões e outros 28 membros natos do Conselho de Saúde do DF, totalizando 220 delegadas. O quantitativo de representantes depende do número de habitantes de cada região.

Serviço
Conferência Regional de Saúde das Mulheres da Região Sul
Data: 25, das 8h às 17h30
Local: Auditório do Hospital Regional de Santa Maria

Cartaz da Conferência de Saúde da Mulher do DF
Arte para Whatsapp da Conferência de Saúde da Mulher do DF

Arte para Whatsapp – Região Sul
Arte para Whatsapp – Região Leste