Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/05/17 às 16h28 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Conselho de Secretários de Saúde recomenda vacinação

COMPARTILHAR

Entidade divulga nota sobre a importância da imunização

BRASÍLIA (24/5/17) – Anualmente, mais de 300 milhões de doses de vacinas são distribuídas no Brasil por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O dado, divulgado pelo Ministério da Saúde, apesar de expressivo, poderia ser ainda maior, se não fosse o fato de muitos cidadãos rejeitarem vacinar a si ou aos filhos. Diante deste cenário, que coloca em risco toda a população, o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) divulgou nota, nesta quarta-feira (24), ressaltando a importância da vacinação.

No documento, o Conselho repudia “a atuação destes grupos, que tentam minar a credibilidade das vacinas e consequentemente o alcance das ações de imunização”. Destaca, ainda, a segurança dos insumos ao esclarecer que “a incorporação de qualquer imunobiológico no país é definida após registro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), a partir de criteriosa avaliação do Comitê Técnico Assessor de Imunizações do Ministério da Saúde”.

O PNI brasileiro é reconhecido mundialmente e contribuiu para a erradicação da varíola e da poliomielite, além da redução dos casos e mortes derivadas do sarampo, rubéola, tétano, difteria e da coqueluche, segundo o Ministério da Saúde.

Confira aqui a íntegra da nota do Conass.