Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/09/13 às 20h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Consulta Pública sobre a criação da Unisus – Universidade de Ciências da Saúde do DF

COMPARTILHAR

A Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), vinculada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, promove consulta pública do Projeto da Lei (PL) Unisus até o dia 29 de setembro pelo site www.fepecs.edu.br  

Os interessados no assunto podem sugerir mudanças ou correções pelo e-mail fepecs.ascom@gmail.com. Um amplo debate será realizado sobre o PL na terça-feira (1/10), às 18h, no auditório da Fepecs.

A Unisus – Universidade de Ciências da Saúde do Distrito Federal – será composta pelo complexo da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), que tem dois cursos de graduação – Medicina e Enfermagem, pós-graduação e pesquisa e extensão -; pela Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB) – criada há 53 anos-; Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS) – responsável pela educação permanente dos mais de 30 mil servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)- e pelos serviços administrativos da Fepecs, que passa a ser exclusivamente a mantenedora da Unisus.

“Com a transformação, haverá o aprimoramento da gestão democrática com colegiado em todos os níveis e consulta à comunidade acadêmica para a escolha do reitor e vice. Outro aspecto de destaque é a manutenção do quadro docente formado pelos servidores da Secretaria de Saúde, entre outras mudanças importantes para a nova estrutura organizacional”, declara a diretora executiva da Fepecs, Gislene Capitani.

Cronograma
Até 29 de setembro: consulta pública do Projeto da Lei Unisus
30 de setembro : consolidação pelo Colegiado de Gestão da Fepecs das contribuições.
1º de outubro: debate com todos os interessados no auditório da Fepecs, às 18h.

Saiba Mais
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)
A FEPECS tem em seu organograma a ESCS, a ETESB, a CODEP e para o seu suporte administrativo a Coordenação de Apoio Operacional (CAO).

Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS)
A ESCS foi criada em 2001 pelo Governo do Distrito Federal, por iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES), com vistas a reorientar a formação médica, com base nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e nas Diretrizes Curriculares. A ESCS conta hoje com quatro coordenações: do Curso de Medicina, do Curso de Enfermagem, de Pós-graduação e Extensão, e de Pesquisa e Comunicação Científica.

Escola Técnica de Saúde de Brasília (ETESB)
A Escola Técnica de Saúde de Brasília – ETESB – está integrada à Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde – RET-SUS. Forma e promove projetos de educação permanente de trabalhadores de nível básico e técnico para o SUS. Atualmente, os cursos de formação são: Curso Técnico em Análises Clínicas; Curso Técnico em Saúde Bucal e Curso Técnico em Enfermagem, que formaram, em 2011 e 2012, 216 novos profissionais.

Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (EAPSUS) – antiga Codep
É o setor educacional da FEPECS cuja missão é promover ações de desenvolvimento dos profissionais da Secretaria de Estado de Saúde/DF (SES/DF), dos conselheiros de saúde e demais atores envolvidos no processo de consolidação do SUS. No ano de 2012 foram aproximadamente 35 mil servidores em processos de educação permanente. Ela também gerencia os estágios curriculares supervisionados realizados em cenários da SES por estudantes de ensino técnico e superior de instituições conveniadas com a SES/DF e os treinamentos em serviço.

Renata Madeira