Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
18/12/12 às 20h20 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Consumidores devem ter cuidado ao comprar alimentos para as festas

COMPARTILHAR

Atenção redobrada para evitar problemas de saúde

Com o calor intenso do verão, os consumidores devem redobrar os cuidados com alimentos. As altas temperaturas podem modificar o estado de conservação dos produtos. Para evitar contaminações e efeitos adversos e garantir um período de férias e festas saudável, a Vigilância Sanitária da Secretaria Saúde do Distrito Federal (VISA-SES/DF) faz algumas orientações básicas.

O gerente de alimentos da VISA-SES/DF, André Godoy, ressalta que “a população deve ficar atenta para comprar produtos novos, com embalagens intactas; verificar o acondicionamento correto e verificar a temperatura de armazenamento. Deve também evitar pratos já prontos, como salpicão, maioneses e carnes com molhos se não forem consumidos na hora e conferir a data de validade”.

Outra orientação é que o consumidor deixe os alimentos perecíveis como carnes, iogurtes, queijos e outros produtos que necessitem de refrigeração para serem adquiridos por último e que os leve novamente à refrigeração o mais breve possível.

As condições gerais de higiene do estabelecimento também devem ser verificadas pela população. As instalações e os utensílios do local devem estar limpos e os funcionários que manipulam os alimentos devem estar devidamente uniformizados, com proteção no cabelo e luvas. O balcão de produtos refrigerados ou congelados não deve apresentar poças de água, embalagens transpiradas ou com placas de gelo sobre a superfície, porque pode indicar temperatura inadequada, superlotação ou que as geladeiras foram desligadas durante a noite.

O consumidor também não deve levar para casa produtos embalados a vácuo, que apresentem bolhas de ar ou líquido. Além disso, é aconselhável evitar alimentos de origem duvidosa. Produtos de origem animal (carnes, leites e derivados) devem apresentar o carimbo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).
André Godoy também ressalta que a população pode e deve denunciar a venda de alimentos em má conservação e ambientes que não estejam dentro do padrão de higiene pelo telefone 160.

VISA-SES/DF nas comemorações de fim de ano – O programa de monitoramento de alimentos no comércio do Distrito Federal, nesta época, fica focado nos produtos mais consumidos nas festas de fim de ano. A vigilância sanitária da SES/DF está coletando amostras de alimentos como: castanhas, nozes, pistaches, amêndoas, frutas cristalizadas ou desidratadas, embutidos, presuntos, carnes salgadas, balas, doces, amendoim, aves defumadas, patês, panetones, rabanada, produtos de panificação, salgados e queijos, dentre outros. De acordo com André Godoy, “muitas contaminações são encontradas em especiarias e aditivos irregulares ou não declarados, em balas e doces”.